Título: EM RONDÔNIA, RECOLHIMENTO DE CARTAZ LEVA IVO CASSOL A BRIGAR COM BISPO
Autor: Plinio Teodoro
Fonte: O Globo, 10/09/2006, O País, p. 15

Governador invadiu entrevista do religioso e fez especulação sobre pedofilia

SÃO PAULO. Um cartaz no qual o governador Ivo Cassol (PPS) aparece ao lado de deputados envolvidos num esquema de corrupção em Rondônia resultou numa briga judicial entre o bispo de Ji-Paraná, dom Antônio Possamai, e Cassol, candidato à reeleição. O cartaz foi elaborado pela diocese com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o Projeto Padre Ezequiel, o Fórum Transparência Ji-Paraná, a Cáritas Diocesana e o Conselho de Leigos.

O atrito ocorreu em 28 de agosto, quando o governador foi à entrevista concedida pelo bispo e por integrantes das demais entidades, na diocese, para esclarecer o recolhimento dos cartazes, determinado três dias antes pela Justiça Eleitoral. No cartaz, a foto de Cassol aparece em meio às dos 23 deputados estaduais investigados pela Polícia Federal por corrupção e desvio de R$70 milhões do estado.

Cassol insinuou que poderia produzir um cartaz com a foto de um assessor do bispo com denúncias de pedofilia. No mesmo tom, o bispo disse que Cassol ¿não é tão inocente como diz¿ e tem uma vida que o desabona.

Dom Antônio acusa Cassol, em nota oficial, de invadir a sala da entrevista para intimidar as entidades ali presentes. Segundo a assessoria do governador, o bispo teria concordado, por telefone, em receber Cassol.

* Do Globo Online, especial para O GLOBO