Título: ALCKMIN: `GOVERNO LULA É AUTORITÁRIO¿
Autor: Cristiane Jungblut e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 11/09/2006, O País, p. 3

Candidato faz carreata no DF

BRASÍLIA. O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, acusou o governo federal de ser autoritário ao esconder a corrupção e disse que estenderia um ¿tapete vermelho¿ para o caseiro Francenildo Santos Costa, pivô da crise que derrubou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Sob sol escaldante e com as ruas de Brasília praticamente vazias, Alckmin fez uma carreata ao lado de Joaquim Roriz (PMDB), ex-governador do Distrito Federal e candidato ao Senado.

¿ Comparem e digam ao seus amigos o que ele (Alckmin) é ¿ pedia Roriz, chamado de ¿estadista¿ pelo tucano.

¿ Quero ser instrumento para acabar com o cuecão, o mensalão, o sanguessuga, vampiro. Meu governo não vai ser violento com o Francenildo. Vamos fazer os corruptos todos correrem daqui!

Em entrevista, Alckmin disse que o governo Lula age de forma autoritária ao esconder a corrupção.

¿ Regime que tem corrupção é autoritário. Ele tem que esconder o corrupto. Eles têm um viés autoritário.

O tucano disse que a carta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com críticas ao governo Lula e ao PSDB, sacudiu o partido. Depois, disse que preferia ficar com o livro ¿Barcas de Gleyre¿, que reúne cartas trocadas entre os amigos Monteiro Lobato e Godofredo Rangel.

¿ Ele (FHC) colocou o que todos nós pensamos: indignação com os descaminhos de valores do PT. Há um retrocesso, fins justificam meios. Teve a idéia de dar um chacoalhão. Mas, em matéria de carta, fico com a Barca de Gleyre.