Título: `CARTA É COISA DE VELHO¿, DIZ LEMBO SOBRE FH
Autor: Rodrigo Ferreira e Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 11/09/2006, O País, p. 4

Governador de São Paulo evita polemizar sobre texto escrito pelo ex-presidente para os eleitores do PSDB

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, afirmou ontem, durante visita a uma unidade da Febem (Fundação Estadual de Bem Estar do Menor), que é ¿coisa de velho¿ escrever cartas. Ele se referia à carta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a eleitores do PSDB, publicada no site do partido no dia 7 de setembro, em que faz balanço dos erros dos tucanos na campanha eleitoral.

¿ Carta é uma coisa que já não se usa atualmente no país. As missivas eram antes da internet. Mas tem gente que gosta de escrever missivas, cartas, que faça então ¿ disse Lembo.

Em seguida, o governador quis minimizar a polêmica sobre a carta do ex-presidente:

¿ Carta é coisa antiga. Eu até gosto de carta, eu sou velho.

Na ¿Carta aos eleitores do PSDB¿, Fernando Henrique lançou novos ataques ao presidente Lula e ao PT, porém admitiu que seu partido tem dificuldades para convencer o eleitorado dos argumentos do seu grupo político. O ex-presidente disse também que Geraldo Alckmin, candidato do partido à Presidência, tem condições morais e éticas para partir para o confronto com Lula.

¿ A parte da segurança eu concordo inteiramente com o presidente Fernando Henrique. O restante é assunto partidário e não sou do partido do presidente, sou de outro. Quando eu deixar o governo em 1º de janeiro, eu escrevo uma carta também. Pronto, já que eu sou velho eu escrevo uma carta ¿ brincou, para encerrar o assunto.

Alguns internos da Febem tentaram fugir do complexo do Tatuapé na manhã de ontem, cerca de uma hora e meia antes da visita do governador ao local. O distúrbio aconteceu em uma das dez unidades que ainda estão ativas. Duas pessoas foram feitas reféns.

A presidente da Febem, Berenice Giannella, minimizou o incidente ao afirmar que toda a ação durou menos de meia hora. Não houve feridos.

José Aníbal: ¿Tem que balançar a roseira mesmo¿

Ex-líder da bancada do PSDB na Câmara durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o vereador José Aníbal recusou-se a comentar a declaração do governador Cláudio Lembo (PFL) que, referindo-se à carta publicada pelo ex-presidente no site do partido, disse que escrever cartas ¿é coisa de velho¿.

¿ Não vou comentar. Paremos com isso ¿ disse ele.

Mas Aníbal, que concorre nestas eleições novamente ao cargo de deputado federal, disse achar engraçado o fato de não se dar atenção ao conteúdo da carta e ¿apenas se atacar seu autor¿. Ele defendeu a iniciativa de Fernando Henrique dizendo que a carta foi ¿muito oportuna¿.

¿ O ex-presidente está exercendo uma liderança muito importante para o partido e para o momento que estamos vivendo ¿ disse o tucano.

Aníbal criticou a postura de boa parte do PSDB, que daria como certa a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já no primeiro turno.

¿ Acho que tem que balançar a roseira mesmo. Todos temos que estar muito mais ativos.

Segundo ele, ¿não tem essa história de já ganhou¿.

¿ Estou convencido de que haverá segundo turno e, aí, é outra eleição. Por isso, a carta de FH foi muito positiva e fundamental ¿ disse Aníbal.

* Do Diário de S.Paulo