Título: JORNAIS MENTEM SOBRE CIRCULAÇÃO
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 11/09/2006, Economia, p. 16
PEQUIM. Na China, segundo o governo, a popularização de novas mídias eletrônicas, especialmente a internet e os celulares, está fazendo os jornais mentirem sobre a circulação, de olho nos anúncios que começam a se bandear para outros veículos. O governo reagiu e ressuscitou um departamento, com o objetivo de dar mais transparência aos números de circulação no mercado de jornais no país.
Segundo reportagem da agência estatal Xinhua, o Sino Publication Audit Center ¿ espécie de Instituto de Verificação de Circulação que, em tese, é uma ONG, mas só funciona quando o governo manda ¿ fará uma inspeção nos dados de circulação dos jornais de 11 cidades chinesas, incluindo Pequim, Guangzhou e Chengdu.
A decisão foi tomada quando a Administração Geral de Imprensa e Outras Publicações ¿ que controla o que é impresso no país ¿ começa a se preparar para o lançamento do anuário de 2007 da entidade, com os números dos principais veículos no mercado.
Na contramão do mercado ocidental, o setor de jornais na China se beneficia da abertura econômica e cultural do país, e tem hoje 1.900 jornais e cerca de 9.500 publicações setoriais. (G.S.)