Título: CRIVELLA PERDE MAIOR ALIADO NA BAIXADA
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 12/09/2006, O País, p. 4

Prefeito de Queimados abandona candidato do PRB e se junta a Cabral

A três semanas das eleições, o candidato do PRB ao governo do estado, Marcelo Crivella, foi traído pelo principal aliado na Baixada Fluminense e pode ser obrigado a mudar a estratégia de campanha. O prefeito de Queimados, Rogério do Salão (PL), passou a apoiar Sérgio Cabral (PMDB), líder nas pesquisas de intenção de voto. Agora, o peemedebista tem aliança com dez dos 13 prefeitos da região, que reúne 22% dos eleitores do estado. Na semana passada, Crivella dissera que concentraria a caça aos votos na Baixada.

O acordo entre Cabral e Rogério do Salão foi fechado no domingo, em almoço num restaurante de São João de Meriti. O encontro, articulado pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu e deputado federal Nelson Bornier (PMDB), ocorreu depois da carreata de Cabral em Belford Roxo. Também estavam presentes os prefeitos de Duque de Caxias, Washington Reis, e de Belford Roxo, Maria Lúcia (ambos do PMDB).

¿ Isso já estava para acontecer. É normal. Assim que acabarem as eleições, o Rogério vai filiar-se ao PMDB ¿ afirmou Bornier.

O ex-cabeleireiro Rogério do Salão não foi encontrado ontem, mas sua assessoria de imprensa confirmou a mudança. A decisão teria sido tomada depois que Cabral prometeu, se eleito, realizar obras de saneamento básico e pavimentação no município.

Rogério do Salão estaria insatisfeito com senador

Segundo políticos próximos a Rogério do Salão, o prefeito estava insatisfeito com Crivella. Por várias vezes, ele teria tentado, sem sucesso, conseguir material de campanha do candidato do PRB.

Rogério do Salão acompanhou o candidato do PRB em seu primeiro ato de campanha, uma caminhada em Queimados, em 6 de julho. Em 2004, quando ainda era filiado ao PL, Crivella pediu votos para o prefeito.

¿ Não sabia que ele tinha feito isso. Vou procurá-lo para entender o que houve ¿ disse o candidato.

Em 2004, Rogério do Salão obteve 32.492 votos, o que representou 49,7% dos eleitores. O resultado o incentivou a se dedicar à campanha do irmão Jorge do Salão, candidato a deputado estadual pelo PHS.

Com a adesão de Rogério do Salão, Cabral conta agora com apoio dos prefeitos de Queimados, Duque de Caxias, Belford Roxo, Meriti, Seropédica, Itaguaí, Nilópolis, Guapimirim, Japeri e Magé. Segundo aliados, o prefeito de Paracambi, André Ceciliano (PT), que formalmente apóia Vladimir Palmeira, fechou uma aliança branca com o peemedebista.