Título: RECEPÇÃO CALOROSA EM NINHO DO PFL
Autor: Maia Menezes e Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 12/09/2006, O País, p. 8
Rompido com ACM, presidente regional do PSDB falta ao encontro
SALVADOR. O tucano pousou em ninho pefelista. Com a bênção do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), 350 prefeitos ¿ 280 do interior da Bahia e 70 de outros estados do Nordeste ¿ participaram ontem do encontro com Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência, num hotel na capital baiana. Empolgado com a receptividade dos pefelistas, Alckmin chegou a pedir votos para o candidato pefelista ao Senado, Rodolfo Tourinho. O PSDB tem candidato próprio para a vaga ao Senado: o ex-prefeito Antônio Imbassahy, ausente do encontro.
¿ Devo voltar à Bahia antes da eleição e estarei com nossos companheiros. Encontrei dezenas de prefeitos do PSDB ¿ disse o tucano.
O presidente regional do PSDB, Jutahy Magalhães, rompido com ACM, também não foi ao encontro.
Esforço para reduzir grande vantagem de Lula
Segundo o prefeito Saulo Pedrosa, de Jacobina, no interior baiano, cinco prefeitos tucanos compareceram ao encontro.
¿ Meu candidato ao Senado é o Imbassay. Sou anticarlista. Com Paulo Souto é diferente. Acredito nesse efeito multiplicador, desde que Alckmin assuma de verdade compromissos com o município ¿ afirmou Pedrosa, referindo-se ao governador da Bahia, que disputa a reeleição.
ACM disse que a adesão dos prefeitos é o primeiro passo para diminuir a diferença entre Lula e Alckmin no Nordeste. Na pesquisa Ibope divulgada em 14 de agosto, Lula aparece com 68% das intenções de voto no estado, contra 10% de Alckmin.
¿ Nosso grupo na Bahia é muito forte. Temos apoio de prefeitos, ex-prefeitos e líderes nos municípios ¿ disse o vice-governador Eraldo Tinoco (PFL), candidato à reeleição na chapa de Souto e coordenador da campanha de Alckmin na Bahia.
O senador José Jorge (PFL-PE) foi o primeiro, no encontro, a adotar o discurso anti-Lula.
¿ Ele (Lula) diz uma mentira por dia. Nunca demonstrou competência para governar. (Maiá Menezes e Heliana Frazão).