Título: CRISTOVAM APRESENTA REFORMA POLÍTICA RADICAL
Autor: Carvilio Pires
Fonte: O Globo, 12/09/2006, O País, p. 12

Candidato quer criar o `deputado nacional¿ e dar poderes ao povo para revogar mandatos

SÃO PAULO. A 18 dias da eleição, o candidato à Presidência pelo PDT, Cristovam Buarque, divulga hoje no Rio seu plano de governo. O documento, intitulado ¿Como Fazer¿, tem 152 páginas com 43 capítulos distintos, três deles dedicados à educação, principal bandeira da campanha. A polêmica maior está nas propostas para reforma do sistema político.

Partidos e políticos que não cumprirem programas e promessas de campanha ficarão sujeitos a perder o direito à legenda e ao mandato pela proposta de Cristovam. O candidato defende também a perda de mandato de parlamentares que abandonem o partido pelo qual foram eleitos.

Pelo programa, os deputados envolvidos no escândalo do mensalão que renunciaram aos mandatos para escapar do processo de cassação estariam impedidos de tentar se reeleger. O senador inclui ainda o direito de a população tentar revogar o mandato do parlamentar nos casos em que há apenas indícios de corrupção.

Cristovam defende o fim da reeleição para o Executivo, o limite de duas reeleições para deputados e apenas uma para senador. E inova ao propor a criação da figura do ¿deputado nacional¿¿ que teria o direito de receber votos em todo o país. Segundo o candidato, 10% das atuais cadeiras da Câmara seriam destinadas aos deputados nacionais. Cristovam afirma que a figura de deputado nacional faria justiça a políticos de grande expressão que têm dificuldades de se eleger em seus estados.

¿ Delfim Netto (PMDB-SP) é um exemplo disso e é um homem que tem de estar na Câmara. O Roberto Freire (presidente do PPS) não se candidatou a deputado federal porque perderia. Se fosse candidato a deputado nacional, se elegeria ¿ disse.

*Da CBN, especial para O GLOBO