Título: IBOPE: CID DERROTARIA LÚCIO EM PRIMEIRO TURNO
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 13/09/2006, O País, p. 9

Candidato do PSB chega a 56%

FORTALEZA. Se as eleições fossem hoje, Cid Gomes (PSB) ganharia a disputa pelo governo do Ceará no primeiro turno. Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, Cid tem 56% das intenções de voto contra 32% do governador Lúcio Alcântara (PSDB). Essa terceira pesquisa do instituto mostra que o irmão do ex-ministro Ciro Gomes vem numa onda ascendente enquanto o tucano perdeu cinco pontos percentuais desde a sondagem anterior, divulgada em 28 de agosto.

O instituto ampliou o número de entrevistados - foram ouvidos 1.610 eleitores - diminuindo a margem de erro para dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas entre os dias 9 e 11 de setembro em 72 municípios. A pesquisa foi registrada do TRE-CE sob o número 19916-06.

O apoio do presidente Lula parece ser o principal motivo que fez de Cid, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Sobral, um fenômeno eleitoral, ameaçando o extenso currículo do governador Lúcio, que foi prefeito de Fortaleza, deputado federal, vice-governador de Ciro Gomes e senador.

Segundo o Ibope, José Maria (PL) e Horácio Gondim (PSDC) tiveram 1% cada. Renato Roseno (P-SOL) e Salete Maria da Silva (PCO) não alcançaram 1% das intenções de voto. Votos em branco e nulos foram 3% e 5% não souberam responder ou não responderam.

O Ibope simulou o segundo turno: Cid ganharia com 60% contra 35% de Lúcio. Segundo a pesquisa, a administração de Lúcio Alcântara é aprovada por 61% dos cearenses contra 29% que desaprovam sua gestão.