Título: Ciro recorre a xingamentos em comício no Ceará
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 13/09/2006, O País, p. 9

Imagem foi exibida na TV por Lúcio Alcântara, adversário de Cid Gomes; ex-ministro acabou pedindo desculpas

FORTALEZA. Ameaçado de perder a reeleição no primeiro turno para Cid Gomes, do PSB, o governador tucano Lúcio Alcântara exibiu, em seu programa de televisão de anteontem, um vídeo em que o ex-ministro Ciro Gomes repete o estilo que já mostrara na eleição de 2002: usa palavrão num comício para responder a acusações contra seu irmão, que lidera a disputa eleitoral numa coligação com o PT.

Ciro acusa o governador de usar o poder econômico para "distribuir dinheiro para politiqueiro filho da p...". Lúcio rebateu dizendo que o ex-ministro, que foi seu aliado nas eleições de 2002, representa o que há de pior na política do Ceará.

Conhecido por seu destempero emocional, o ex-ministro abriu o verbo:

- Me chamo Ciro Gomes (sic). Meu nome é Ciro Gomes. Eu vou responder e vou responder do meu jeito. Porque o governante que está hoje no Ceará só tem força para comprar consciência, para distribuir dinheiro para politiqueiro filho da p.... - disse ele subindo o cós da calça jeans.

Coligação de Cid Gomes tenta proibir exibição

O discurso inflamado ocorreu no dia 4, em Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, num comício. O vídeo foi repetido mais de uma vez destacando também a presença no palanque de uma criança, de aproximadamente 6 anos, que olha para o ex-ministro no momento em que ele fala o palavrão. A senadora Patrícia Saboya (PSB), ex-mulher dele, também estava presente.

No mesmo programa, Lúcio Alcântara disse ter refletido muito antes de decidir reproduzir no horário eleitoral gratuito a fala do ex-ministro.

- O que você acabou de ver é um triste exemplo do que existe de pior na política do nosso estado: arrogância, truculência e desrespeito às pessoas.

O mesmo vídeo foi exibido durante o programa do candidato José Maria (PL).

Em nota, Ciro Gomes pediu desculpas por ter usado uma expressão que "não tinha intenção e nem gostaria de ter utilizado". Mas disse ter sido levado pela indignação graças a falsas acusações feitas contra seu irmão. O ex-ministro disse jamais ter imaginado que seus adversários utilizassem uma gravação feita às escondidas.

A assessoria jurídica da coligação Ceará Vota para Crescer, que inclui PSB, PT, PCdoB, PMDB e outros cinco partidos, ingressou ontem com uma representação por propaganda irregular pedindo a suspensão imediata da veiculação do vídeo no horário eleitoral.

Rompido com o senador Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB e maior cabo eleitoral do partido no Ceará, Lúcio Alcântara tenta recuperar os votos perdidos desde o inicio do horário eleitoral, quando passou a ser o segundo nas pesquisas.

Há duas semanas o PSDB veicula comerciais denunciando que a Controladoria Geral da União (CGU) detectou irregularidades na aplicação de recursos da merenda escolar em 2003 e 2004 durante a gestão de Cid Gomes na prefeitura de Sobral.

"Meu nome é Ciro Gomes. Eu vou responder e vou responder do meu jeito. Porque o governante que está hoje no Ceará só tem força para comprar consciência, para distribuir dinheiro para politiqueiro filho da p..."

CIRO GOMES

Ex-ministro e ex-governador do Ceará candidato a deputado federal