Título: LULA DESISTE DE ENCONTRO COM TRÊS MIL PASTORES
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 13/09/2006, O País, p. 12

Evangélicos reclamam, mas vice vai estar presente na Baixada

Depois de ter conseguido apoio dos evangélicos em sua campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criará hoje um mal-estar com cerca de três mil pastores. É que o petista, aguardado num evento em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com 60 denominações de todo o Estado do Rio, cancelou a presença na última hora. A decisão pegou de surpresa e irritou os organizadores da Assembléia de Deus, que investiram R$20 mil para a recepção a Lula.

'Uma irresponsabilidade terrível', afirma pastor

A informação sobre a ausência de Lula foi dada ontem pela coordenadora estadual da campanha do presidente no Rio, Benedita da Silva. A ex-ministra, por meio de sua assessoria, alegou falta de tempo na agenda do candidato, mas confirmou que o vice-presidente José Alencar irá em seu lugar. O ato político com mulheres, no entanto, marcado para hoje, às 19h, na Fundição Progresso, na Lapa, está confirmado.

- Ninguém pediu. Foi idéia da coordenação evangélica de Lula para formalizar o apoio dos segmentos. Está tudo preparado. Não há como desfazer. Se ele não vier, será uma irresponsabilidade terrível. Não do presidente, mas da coordenação. Tenho um nome a zelar na cidade. Não sou candidato a nada e não quero cargos no governo - disse o pastor-presidente da Assembléia de Deus de Nova Iguaçu, João Nunes.

Mesmo sem a presença de Lula, o encontro com os pastores será realizado num galpão cedido pela igreja na Rua Getúlio de Moura, no Centro, próximo à Praça Santos Dumont. Ontem, pelo menos 20 pessoas trabalhavam no local dando os últimos retoques na infra-estrutura, como montagem do palco e iluminação.

- Não temos como mudar o evento. Fomos avisados em cima da hora e não dá para cancelar. O presidente não poderá ir por causa da agenda. Isso na política é normal - minimizou o presidente da Congregação Nacional da Assembléias de Deus, bispo Manoel Ferreira.

Em discurso, Lula citou o nome de Deus oito vezes

Até a noite de ontem, o encontro entre Lula e os pastores estava confirmado em sua agenda na internet. Mesmo assim, a coordenação-geral da campanha, em Brasília, não sabia informar se o presidente participaria da solenidade, o que deixou aliados constrangidos.

Na sexta-feira passada, Lula encontrou-se com 1.200 pastores da Congregação Nacional de Pastores das Assembléias de Deus do Ministério de Madureira, em Santa Cruz, na Zona Oeste. Citou o nome de Deus oito vezes num discurso de 18 minutos, fez orações e até chamou os pastores de companheiros.