Título: Cabral: 'Está caindo a máscara do Crivella'
Autor: Valéria Maniero/Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 13/09/2006, O País, p. 13

Candidato defende o vice e acusa igreja de difamá-lo: 'Eles já chutaram a santa. É uma conduta sem limites'

Pela primeira vez na campanha, o candidato do PMDB ao governo do estado, Sérgio Cabral, abandonou ontem o tom sereno e atacou duramente o adversário Marcelo Crivella, do PRB, atingindo também a Igreja Universal. Irritado com a afirmação de Crivella de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) esconderia um relatório sobre supostas fraudes do vice do peemedebista, Luiz Fernando Pezão, na compra de ambulâncias quando era prefeito de Piraí, Cabral lembrou o envolvimento de parentes e correligionários do bispo com a máfia dos sanguessugas.

- Ele está projetando seus problemas no Pezão. A tia de Crivella, que é irmã do bispo Edir Macedo, está envolvida com os sanguessugas - afirmou Cabral, referindo-se à deputada Edna Macedo (PTB-SP). - Toda a bancada do partido dele está no relatório da CPI.

O peemedebista também acusou fiéis da Igreja Universal de espalharem panfletos apócrifos contra ele na porta de templos evangélicos.

- Eles já chutaram a santa para tentar ganhar fiéis. É uma conduta sem limites, não só no plano religioso. Está caindo a máscara do Crivella bonzinho - atacou Cabral.

Ontem, em ato de campanha em Mesquita, na Baixada Fluminense, Crivella acusou o candidato do PMDB de usar "salto alto" por ter faltado ao debate da TV Record, na noite de segunda-feira.

- O Cabral não está só de salto alto como também de peruca, batom. Precisa calçar as sandálias da humildade e ir aos debates para dar satisfação aos eleitores - afirmou.

Pezão rebateu as acusações de Crivella e afirmou que o TCE aprovou as contas da prefeitura de Piraí nos oito anos de sua gestão. Ele disse ter sido procurado ontem pelo conselheiro José Nader, a quem Crivella atribuiu a informação sobre a existência do suposto relatório.

- O Nader me ligou e disse que não sabe de nada disso. O TCE aprovou meus oito anos como prefeito. Os convênios também foram aprovados e auditados pelo Ministério da Saúde e, por duas vezes, fui sorteado pela Controladoria Geral da União (CGU) - disse Pezão.

O candidato a vice-governador na chapa do PMDB afirmou ainda que pretende processar Crivella:

- Vou entrar na Justiça amanhã (hoje) pedindo indenização por ele ter falado isso. Vai ter que provar. Ele conhece os sanguessugas, teve de expulsar parentes do partido e deve estar se confundindo. Crivella quer criar um factóide a 20 dias das eleições. É baixo nível, deixa a gente indignado - disse o ex-prefeito.

(*) Do Extra

Crivella acusa tribunal

O candidato do PRB ao governo estadual, Marcelo Crivella, acusou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de esconder suposto relatório que envolveria o candidato a vice-governador na chapa de Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, ex-prefeito de Piraí, no escândalo dos Sanguessugas. Segundo o senador, ele soube da existência do suposto documento por meio de um dos conselheiros do Tribunal, José Nader.

- O grande problema é o relatório do TCE, que o presidente Graciosa (José Gomes Graciosa) não libera. Desde a semana passada, eu estou atrás dele. O José Nader me disse que teve acesso e ficou escandalizado: um monte de prefeito envolvido naquele escândalo do Sanguessuga comprou ambulância velha pagando o dobro do preço. Um dos nomes era do prefeito Pezão. Ontem, liguei duas vezes para o presidente, mas não me atendeu. A secretária disse que ele estava de férias, e depois que era licença.