Título: PANE EM AVIÃO SUSPENDE VIAGEM DE LULA AO RIO
Autor: Paula Autran, Rodrigo March e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 14/09/2006, O País, p. 8

Vôo tinha 15 minutos quando problema em instrumento de navegação impediu que candidato viesse a evento com mulheres

Após desistir de um encontro com evangélicos marcado para ontem, em Nova Iguaçu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, também não compareceu ao encerramento da Caminhada Lilás, na Fundição Progresso, na Lapa. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o ¿sucatinha¿, Boeing 737 que Lula tem utilizado nos deslocamentos de campanha, sofreu pane no instrumento de navegação após decolar da Base Aérea de Brasília, às 18h20m, e teve que retornar depois de 15 minutos de vôo.

O instrumento avariado, segundo oficiais da Aeronáutica, foi o horizonte artificial, que mostra a atitude do avião. Os militares esclareceram que o presidente não correu risco, pois uma pane nesse equipamento não impede o avião de voar, e há três deles na aeronave. A recomendação, no entanto, é que o piloto aterrize no aeroporto mais próximo, por segurança. A ex-prefeita de São Paulo Martha Suplicy, que esperava Lula no Rio, disse que o presidente ainda ligou para a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, perguntando se deveria vir, pois chegaria muito atrasado. Foi aconselhado a não vir.

Maior parte das intenções de voto em Lula é de homens

Assessores do presidente negaram qualquer motivação política na decisão de retornar a Brasília. Segundo um interlocutor de Lula, se ele tivesse algum impedimento para participar da reunião, teria cancelado antes e não mobilizaria a estrutura da Presidência para decolar.

Na Fundição Progresso, cerca de 2.500 pessoas, a maioria mulheres, aguardavam a chegada do presidente, por volta das 19h45m, quando Nilcéia Freire ¿ que dividia o palco com Marta Suplicy; a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; a senadora petista Ideli Salvatti; a candidata ao senado pelo PC do B, Jandira Feghali e a ex-governadora do Rio Benedita da Silva ¿ avisou:

¿ O presidente Lula estava a caminho do Rio com Marina Silva (ministra do Meio Ambiente) e Luiziane (Lins, prefeita de Fortaleza), e o avião teve uma pane. Felizmente, não aconteceu nada grave. Amanhã teremos detalhes em nota oficial. Hoje, vamos fazer este ato sozinhas.

Foi a senha para que os presentes começassem a deixar o local. Em 15 minutos, o evento, organizado por mulheres filiadas ao PT e a partidos da coligação que apóia a reeleição de Lula, acabou. Ele seria o encerramento da Caminhada Lilás, antes chamada de Caminhada das Flores, que ocorre em diversos pontos do país desde 1986.

A estimativa dos organizadores era a de reunir cinco mil pessoas num ato político pela maior participação feminina na vida pública nacional. Mas só metade deste total chegou à Fundição em passeata, iniciada na Candelária às 17h30m. Segundo a secretária nacional de mulheres do PT, Conceição Nascimento, a Caminhada Lilás ¿ que ontem ocorreu em 15 estados brasileiros ¿ é importante porque 50,53% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres, e Lula, de acordo com pesquisas de intenção de voto, é mais votado pelos homens:

¿ Em agosto, 43% das intenções de voto de Lula eram de mulheres. A diferença entre os votos masculinos e femininos chegou a ser de 10 pontos percentuais, mas diminuiu para 6.

Lula também iria ontem a Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, mas cancelou sua presença na véspera, alegando falta de tempo. O vice-presidente José Alencar o substituiu no evento, que reuniu 800 evangélicos. Os organizadores, da Assembléia de Deus, ficaram irritados com o cancelamento e disseram ter investido R$20 mil na recepção.

Segundo assessores, Lula não está usando o novo avião presidencial para evitar críticas de que utilizou uma aeronave nova na campanha. A legislação permite que o avião seja usado pelo candidato à reeleição, desde que as despesas sejam ressarcidas pelo partido.