Título: LULA: `NÃO VI. NÃO TENHO TEMPO A PERDER COM FERNANDO HENRIQUE¿
Autor: Tereza Cruvinel e Sergio Fadul
Fonte: O Globo, 14/09/2006, O País, p. 4

Presidente reage a acusações do antecessor e diz que não inventou a reeleição

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou se conter ontem para não responder às críticas do antecessor, Fernando Henrique Cardoso, mas acabou contra-atacando:

¿ Eu já disse mais de uma vez que ele é o único ex-presidente que não sabe se comportar como ex-presidente.

Lula fez o comentário em conversa informal com jornalistas, após almoço oferecido no Itamaraty ao primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e ao presidente Thabo Mbeki, da África do Sul.

Outra provocação aos tucanos surgiu no fim da conversa, quando perguntado se pretende ter o governador de Minas, Aécio Neves, como parceiro no eventual segundo mandato:

¿ O Aécio já é um bom parceiro, já. O Aécio é um parceiro, sempre foi.

Sobre Fernando Henrique, começou negando ter lido a carta aberta em que o antecessor diz que Lula não tem condições morais de governar e critica o PSDB por não ter sido suficientemente duro com ele.

¿ Não vi. Não tenho tempo a perder com Fernando Henrique.

Com ar de enfado para o assunto, acabou dizendo já ter declarado que ele é o único ex-presidente que não sabe se comportar como tal. E arrematou:

¿ Que posso fazer? Nada.

Lula tentou evitar o tema do impeachment, dizendo que é preciso manter a tranqüilidade até o dia da eleição, e que não mudará o tom do programa de TV, que considera muito bom.

¿ Vamos aguardar, vamos ver o que o povo brasileiro vai decidir no dia 1º de outubro.

Presidente também critica Roberto Freire

Mas quando foi mencionado o nome do deputado Roberto Freire, presidente do PPS, como um dos que voltaram a falar em impeachment, não se conteve e corrigiu a afirmação de que Freire seria candidato a deputado.

¿ Ele não é candidato a deputado federal. Vocês acham que ele teria coragem de ser candidato a deputado federal? Ele se encostou na vaga de suplente do Jarbas (Vasconcelos, candidato do PMDB-PE ao Senado). Na última eleição, o Jarbas cedeu-lhe seus redutos eleitorais e mesmo assim ele foi o último colocado entre os eleitos.

Lembrado de que medidas de impacto como o pacote habitacional estão sendo criticados como eleitoreiros, afirmou:

¿ Não posso deixar de governar porque tem eleição. Primeiro, não fui que inventei a reeleição. Depois, não posso fechar as portas do Palácio do Planalto e só voltar lá no dia 2 de outubro. Não posso! Vou continuar fazendo as coisas. Amanhã (hoje) vou sancionar a lei da Timemania e, depois, a lei de segurança alimentar. Gostaria também de sancionar a lei geral das micro e pequenas empresas, mas o Senado não aprovou. Não sei o que custaria o Senado vir votar. Essa lei se votaria num só dia!

Segundo interlocutores, Lula ficou irritado com as críticas ao programa habitacional feitas por Geraldo Alckmin.