Título: EM SÃO PAULO, TROCA DE ELOGIOS COM SERRA
Autor: Lydia Medeiros e Cassio Bruno
Fonte: O Globo, 14/09/2006, O País, p. 10

Tucanos cumprem um dos poucos compromissos de campanha juntos

SÃO PAULO. Na tentativa de aplacar o fogo amigo em ninho tucano, ampliado com as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao PSDB, os candidatos Geraldo Alckmin e José Serra tentaram ontem diminuir as especulações de que há uma disputa entre os dois, já de olho na eleição de 2010. No partido, Serra é tido como o candidato preferido de Fernando Henrique para a próxima eleição, enquanto Alckmin tem buscado apoio de outro eventual candidato, Aécio Neves. Há no PSDB quem interprete que essa disputa deu combustível à troca de farpas entre Aécio e Fernando Henrique nos últimos dias.

Em evento com 407 prefeitos de diferentes partidos, num clube de São Paulo, Serra, numa das poucas vezes em que mostrou engajamento explícito na campanha de Alckmin, fez um inflamado pedido de empenho para mudar o quadro desfavorável enfrentado por Alckmin nas pesquisas de intenção de voto. Serra cobrou engajamento.

¿ O que temos é que fazer com que São Paulo expresse a sua vontade para que Geraldo seja o presidente ¿ disse Serra, levantando os braços de Alckmin. ¿ Temos que manter as pesquisas em São Paulo e inverter as pesquisas no Brasil.

Alckmin retribuiu os afagos. Disse que Serra, além de ser o mais preparado para governar o estado, é também a pessoa com mais chances de fazer com São Paulo ¿fique mais feliz¿.

¿ São Paulo tem que voltar a ser feliz. O estado teve umas recaídas, mas elegeu também Mário Covas e Franco Montoro. E agora vai eleger Serra, o que é muito importante para o Brasil ¿ disse o tucano.

Alckmin e Serra, segundo interlocutores, teriam dificuldades de relacionamento. A pouca afinidade foi agravada pela disputa interna para a escolha do candidato tucano a presidente. Serra, depois de ser preterido pela direção nacional do PSDB, sequer participou da cerimônia de lançamento da candidatura de Alckmin. Os dois negam atrito, mas a agenda oficial de campanha dos dois pouco prioriza atividades conjuntas no estado.

Ontem, ao lado de mais de 400 prefeitos, um ex-petista chamou a atenção pela declaração de apoio aos tucanos. José Jacinto Prego, prefeito de Auriflama, no noroeste de São Paulo, disse que fez questão de participar da reunião e declarar votos nos dois em retribuição a investimentos do estado em seu município, na gestão de Alckmin. Prego, que desfiliou-se do PT em julho, disse que o governo Lula privilegia cidades com mais de 50 mil habitantes. Em Auriflama moram 20 mil.