Título: ALCKMIN: PACOTE HABITACIONAL CHEGA COM ATRASO
Autor: Lydia Medeiros e Cassio Bruno
Fonte: O Globo, 14/09/2006, O País, p. 10

A Caixa estava mais preocupada em violar o sigilo do caseiro¿, diz tucano ao atacar o adversário Lula e o governo

Em visita ontem à Rocinha, a maior favela do Rio, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, criticou o pacote para a habitação lançado por seu principal adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tucano disse que as medidas vêm com um atraso provocado pelo escândalo da violação ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos, que testemunhou contra o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Francenildo tinha conta na Caixa Econômica Federal, que concentra os depósitos do FGTS e financia projetos de habitação. Segundo a Polícia Federal, o ex-presidente da instituição Jorge Mattoso foi o responsável pela quebra de sigilo e Palocci, o mandante.

¿ Pena que tenha demorado quatro anos (o pacote). A Caixa estava mais preocupada em violar o sigilo do Francenildo, do nordestino, do caseiro pobre. Dura e violenta com uma pessoa humilde e fraquinha com a corrupção ¿ atacou Alckmin. ¿ Vamos trabalhar muito a questão da habitação, não em razão da questão eleitoral, mas pela sua importância em termos de geração de emprego e renda e da moradia, que é o sonho da casa própria.

Promessas de baixar impostos e regularizar terras

No alto da Rocinha, sobre uma laje com vista para a praia de São Conrado, depois de percorrer ruas e vielas da favela, onde ficou por cerca de duas horas, Alckmin prometeu que seu programa de governo dará prioridade à regularização fundiária e começará pela titulação de terras. De acordo com o Censo de 2000, do IBGE, a Rocinha tem 56.338 habitantes, mas calcula-se que a população seja de até 200 mil pessoas.

¿ A Rocinha tem um simbolismo. É um bairro, uma cidade pela dimensão. E o governo federal tem uma tarefa com as questões metropolitanas que passa pela urbanização, segurança, educação e transporte.

Segundo Alckmin, a regularização fundiária é basicamente uma questão jurídica, que não envolve custos.

¿ É mais um mutirão jurídico, um grande esforço para a regularização das terras.

Na Rocinha, acompanhado pelo candidato tucano ao governo do Rio, Eduardo Paes, por integrantes do PSDB e líderes comunitários, Alckmin se disse impressionado com a variedade do comércio local ¿ na maioria irregular ¿ e fez mais uma promessa: isentar as microempresas de impostos. Também propôs baixar as tarifas de transporte, com a ajuda dos governadores. Disse que, se eleito, vai reduzir os tributos que incidem sobre o diesel e a eletricidade:

¿ Vamos fazer um trabalho conjunto com os governadores. Eles baixam um pouquinho o ICMS e nós baixamos um pouquinho os tributos federais e vamos ajudar a população que mais precisa.

Para tucano, Lula não terá mais que 45% dos votos

Apesar da diferença de 22 pontos percentuais entre as intenções de voto em Lula e Alckmin, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada anteontem, o tucano afirmou estar certo de que disputará o segundo turno com o presidente.

¿ Estamos crescendo e vivendo um bom momento na campanha. O importante é a tendência. No Datafolha, começamos com 22%, fomos para 35%, 27% e agora 28%. Meu adversário não terá mais que 45% na urna. Estamos caminhando para o segundo turno, o que e muito bom para o eleitor.

Em entrevista à Rádio Brisa e à TV Roc, emissoras comunitárias da Rocinha, Alckmin disse que, se eleito, investirá em saúde, programas para os jovens, para evitar a gravidez precoce; em mutirões de alfabetização e, especialmente, em segurança.

Ao deixar a favela, o candidato foi a Copacabana, onde inaugurou o comitê Alckmistas Rio, grupo de empresários, artistas e pessoas de classe média que o apóia e montou um blog (www.alckmistasrio.com.br). Um dos integrantes é o filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Henrique Cardoso.