Título: DEBATE DA REDE GLOBO TERÁ CADEIRA PARA AUSENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 14/09/2006, O País, p. 13
Marqueteiro do presidente diz, em reunião na emissora, que vê com grande simpatia presença dele no programa
A Rede Globo promoveu ontem uma reunião com assessores dos principais candidatos a presidente para acertar as regras do debate na emissora, no próximo dia 28, e ficou decidido que haverá uma cadeira no estúdio no caso de alguns deles faltar. O regulamento do debate, acertado ontem entre os representados dos quatro principais candidatos, convidados a participar do programa, prevê que ¿se algum candidato faltar ao debate, em cada bloco, um dos candidatos presentes poderá relatar ao público a pergunta que faria ao ausente. Ele terá 40 segundos para fazer isso¿. Durante o evento, ¿a cadeira destinada ao candidato ausente ficará vazia, com uma placa com o nome do candidato¿.
Estiveram presentes à reunião João Santana, representando Lula; Luiz González, em nome de Geraldo Alckmin; Luciana Araújo, representando a candidata Heloísa Helena; e Rubem Fonseca, em nome de Cristovam Buarque. Os representantes de Alckmin, Heloísa Helena e Cristovam confirmaram a presença dos três candidatos. Responsável pelo marketing da campanha de Lula, João Santana disse que o comando da campanha analisaria as regras, mas que via com grande simpatia a ida do presidente-candidato ao debate.
Se algum candidato faltar, em cada bloco, um dos candidatos presentes poderá relatar ao público a pergunta que faria ao ausente. Ele terá 40 segundos para fazer isso. Em seguida, será convidado a escolher um dos debatedores e dirigir a ele outra pergunta.
O debate terá cinco blocos, dois com temas determinados, dois com temas livres e um último bloco para as considerações finais. As perguntas serão feitas sempre de candidato para candidato. Para que todos perguntem e respondam ao menos uma vez em cada bloco, será seguida uma regra criada pelo matemático Oswald de Souza. Na abertura de cada bloco, o mediador fará o sorteio para determinar qual candidato fará a primeira pergunta. O candidato sorteado fará a pergunta a candidato de sua livre escolha. O candidato que respondeu fará a próxima pergunta a qualquer debatedor que ainda não perguntou nem respondeu, e assim por diante. Sempre quem responde faz a próxima pergunta a um candidato que ainda não falou.
O último a perguntar no bloco fará a pergunta necessariamente a quem o iniciou, isto é, a quem fez a primeira pergunta. No bloco de temas determinados, a mecânica será a mesma, mas o mediador fará, sempre antes das perguntas, um sorteio sobre o tema a ser abordado.
As regras são válidas para todos os debates realizados pela Rede Globo, pelo Brasil, com os candidatos aos governos estaduais.
Lula, até agora, não foi a nenhum debate realizado entre os candidatos nesta campanha. Tampouco compareceu às sabatinas feitas pelos jornais O GLOBO, ¿Folha de S.Paulo¿ e ¿Estado de S.Paulo¿.