Título: MÉDICA PERITA DO INSS É ASSASSINADA EM MG
Autor: Itamar Mayrink
Fonte: O Globo, 14/09/2006, O País, p. 16

Polícia não acredita em ligação do crime com o movimento grevista que protesta contra violência nos postos

BELO HORIZONTE E BRASÍLIA. A perita do INSS Maria Cristina Felipe da Silva, de 55 anos, foi assassinada ontem, no município de Governador Valadares, em Minas Gerais, ao sair de casa para trabalhar. O crime coincidiu com o início da paralisação de 48 horas dos médicos peritos do INSS em todo o país. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e protesta contra a violência nos postos do INSS. A polícia não acredita em ligação do assassinato com o movimento grevista, mas a hipótese inicial de latrocínio (assalto seguido de morte) está praticamente descartada.

Segundo as investigações iniciais, a perita e o chefe dela estavam sendo ameaçados de morte. A médica foi morta no começo da manhã. Uma testemunha ouviu os tiros e viu um homem saindo de bicicleta. Ela foi socorrida pelo marido, José Luís Felipe, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, mas não resistiu e morreu logo depois de chegar ao hospital.

Número de agressões nos postos assusta

Maria Cristina era coordenadora do setor de perícia do INSS em Governador Valadares. Há suspeitas de ligação do crime com as decisões da médica no exercício de suas funções. Numa entrevista à TV Globo, há três meses, ela denunciou ameaças aos peritos e disse que havia um caso de agressão com arma de fogo na gerência de Timóteo, outra cidade da região. Até o início da noite de ontem, ninguém havia sido preso. A Polícia Civil investiga o caso com o apoio da PM e da Polícia Federal.

O aumento das agressões nos postos de atendimento do INSS vem preocupando médicos e provocou a mudança na divulgação dos resultados das perícias, que não são mais liberados no mesmo dia. Além disso, os laudos deixaram de ser entregues pelos próprios médicos.

De acordo a Associação Nacional dos Peritos Médicos da Previdência Social, 93% já sofreram alguma agressão verbal e 22% já foram vítimas de violência física e verbal.

Polícia Federal ajuda nas investigações

O Ministério Público Federal requisitou a instauração de inquérito à Polícia Federal para apuração do assassinato em Governador Valadares.

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), 90% da categoria aderiu ao movimento grevista, que deve se estender até hoje. O Ministério da Previdência entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo que a ANMP seja multada em R$100 por casa perícia não realizada.

Os peritos querem que o INSS passe a enviar o laudo aos trabalhadores através dos Correios. O ministério informou ontem já ter se comprometido em adotar esta medida, mas que ela só deverá ser implantada em 16 de outubro. A demora deve-se à necessidade de adequação do sistema de informática das agências.

O Ministério da Previdência divulgou nota recomendando que os segurados que tenham perícia agendada para os dias de paralisação compareçam às agências do INSS. Caso a perícia não seja realizada, será remarcada uma outra para até cinco dias após a data prevista.

COLABOROU Carolina Brígido