Título: NOS EUA, FORD PODERÁ FAZER CORTES
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 14/09/2006, Economia, p. 29

NOVA YORK e SÃO PAULO. A diretoria da Ford está reunida desde ontem na sede da montadora, nos Estados Unidos, e hoje deve anunciar um plano de reestruturação. O diário de negócios ¿Wall Street Journal¿ disse ontem que a empresa pretende reduzir seus custos administrativos em 30%, o que significaria a ampliação das 30 mil demissões anunciadas em janeiro.

Na filial brasileira da General Motors (GM), os 9.500 funcionários de São José dos Campos fizeram uma paralisação de quatro horas após rejeitarem a proposta de reajuste salarial de 4,19% em janeiro de 2007, mais abono de R$650 em setembro. A categoria reivindica 13,8%. Em assembléia, também foi aprovado um ultimato para que a GM melhore a proposta até segunda-feira. Hoje haverá nova parada.

Já na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, os 12.400 trabalhadores decidem hoje se aceitam a proposta que prevê 3.600 demissões até 2008 por um Programa de Demissão Voluntária (PDV). Se eles aceitarem, a montadora se compromete a fazer mais dois veículos na unidade. (Karina Lignelli, do ¿Diário de S.Paulo¿, com agências)