Título: ALCKMIN: `VAMOS EVITAR A CORRUPÇÃO, NÃO VAMOS CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO¿
Autor: Paula Autran
Fonte: O Globo, 15/09/2006, O País, p. 4

Durante visita a Minas, candidato tucano chama Aécio de irmão duas vezes

JUIZ DE FORA (MG). Na sua segunda visita a Minas Gerais em quatro dias, o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, aproveitou ontem todo o prestígio dos 75% de intenções de voto do governador do estado, Aécio Neves, candidato à reeleição pelo mesmo partido, para impulsionar sua campanha no segundo maior colégio eleitoral do país, a 15 dias da eleição. Acompanhado também do ex-presidente da República Itamar Franco, que o recepcionou no aeroporto, Alckmin falou a 60 prefeitos convidados por Aécio, a maioria deles da região da Zona da Mata. E aproveitou para lançar um programa de combate à corrupção com 14 itens, entre eles o fim da Comissão Mista de Orçamento.

¿ São medidas legislativas, administrativas e de governo para evitar a corrupção e não para correr atrás do prejuízo e só recuperar 1% da roubalheira. Escolhemos lançar o programa em Minas em homenagem a Itamar Franco, que representa uma política honrada e de respeito ¿ disse Alckmin, que chamou Aécio Neves duas vezes de irmão e citou um antepassado (José Capistrano Barbosa Alckmin, ex-prefeito de Juiz de Fora) para exemplificar suas raízes no estado.

Aécio apelou a prefeitos para apoiarem Alckmin

Em discurso num hangar do aeroporto de Juiz de Fora, para um público que chamou de sua turma, Aécio Neves disse que quer que Minas seja o estado em que Alckmin esteja mais presente na campanha. O governador lembrou a importância e influência política de Minas e fez um apelo aos prefeitos presentes:

¿ É a hora de acreditarmos. Contamos com o apoio de vocês para levar o Geraldo ao segundo turno. A candidatura dele está crescendo. Esta é a hora da decisão ¿ afirmou o governador.

Alckmin também enfatizou a importância destes últimos dias de campanha para conseguir levar o pleito ao segundo turno:

¿ O PSDB é especialista em virar eleição no segundo turno. Mais quatro anos de PT e vamos perder mais quatro anos.

O governador também procurou minimizar a crise no partido, deflagrada pela carta aberta divulgada pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

¿ Nós nos gostamos muito e convivemos muito bem ¿ disse ele em relação aos companheiros do partido. ¿ Como é bom poder olhar para o lado e ver gente como o Alckmin e como o ex-ministro Eliseu Resende (candidato ao Senado pelo PFL, que segundo foi anunciado no comício, ultrapassou o candidato do PMDB, Newton Cardoso, segundo pesquisa Ibope).

Quando perguntado sobre as diferenças e semelhanças em relação ao presidente Fernando Henrique Cardoso, Aécio disse:

¿ Felizmente cada um tem o seu estilo. Senão, seria muito monótono.

Itamar também evitou comentar a carta aberta, mas terminou dizendo:

¿ Foi num momento inoportuno. Ele poderia ter defendido isso há três ou quatro meses.

Sobre os comentários do presidente tucano, de que Aécio seria um ¿inocente útil para o PT¿, comentou:

¿ O Aécio já está bem crescidinho ¿ finalizou Itamar.

Além do encontro com os prefeitos, Alckmin cumpriu outras duas agendas na cidade. Participou de encontro com 3.500 comerciantes e industriais no Clube Sírio e Libanês e de comício no Tupinambá Clube, com cerca de três mil pessoas.

Itamar já faz campanha para Aécio-2010

No comício, Itamar mais uma vez lançou, de maneira velada, a candidatura de Aécio à Presidência da República:

¿ Lá na frente, você, como JK, há de ver a manhã deste país ¿ afirmou, referindo-se ao presidente Juscelino Kubitschek, antes de dizer que Minas, com certeza, vai dar a Aécio um segundo mandato.

Durante o último evento de sua agenda em Minas, Alckmin também voltou a atacar Lula pelo menos três vezes.

¿ Vamos pôr para correr os sanguessugas e mensaleiros. Onde estão os dez milhões de empregos que o PT prometeu? Só teve emprego para os petistas na máquina pública.

Mostrou ainda a cartilha que lançou, com seu plano de combate à corrupção:

¿ É um crime sumir com R$11 milhões e não ter recibo para comprovar. Entregar cartilha ao diretório do PT é outro crime. O diretório do PT precisa receber esta cartilha aqui ¿ disse, mostrando o livreto.

A cartilha defende a criação de um setor especializado na Advocacia Geral da União para recuperar o dinheiro roubado dos cofres públicos.

Na saída, Alckmin falou sobre uma eventual candidatura de Aécio à Presidência em 2010.

¿ Acho que é natural que Minas Gerais, no tempo certo, queira ter a Presidência da República. É o entusiasmo da campanha em Minas.