Título: IBOPE: CRIVELLA TEM 16% E DENISE FROSSARD, 15%
Autor: Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 15/09/2006, O País, p. 11

Cabral sobe um ponto e está com 42% dos votos; não dá para afirmar se haverá ou não segundo turno

A 17 dias das eleições, ficou mais acirrada a disputa pelo segundo lugar nas intenções de voto para o governo do Rio. A candidata do PPS, Denise Frossard, subiu dois pontos percentuais e agora tem 15%. Ela está tecnicamente empatada com Marcelo Crivella, do PRB, que caiu um ponto e tem 16%. Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pelo jornal ¿O Estado de S.Paulo¿, o segundo turno estaria mais próximo: a diferença entre o líder Sérgio Cabral (PMDB) ¿ que oscilou de 41% para 42% ¿ e a soma dos adversários caiu de cinco pontos, no levantamento do dia 8, para três. Vladimir Palmeira (PT) tem 3% e Eduardo Paes (PSDB) soma 2%. Carlos Lupi (PDT), Eliane Cunha (PRP) e Luiz Novaes (PSDC) têm 1% cada.

Frossard confirmou a trajetória de crescimento verificada nas últimas três pesquisas do instituto. A candidata do PPS subiu oito pontos desde o dia 11 de agosto, quando tinha 7%. Segundo a diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, é provável que a deputada ultrapasse Crivella no próximo levantamento, já que os índices do candidato do PRB permanecem estáveis desde o início da série, em julho.

¿ No entanto, a diferença deve continuar na margem de erro da pesquisa. Será uma disputa voto a voto pelo segundo lugar.

Frossard cresce entre eleitores de nível superior

A candidata do PPS tem o melhor desempenho entre os eleitores com nível superior de escolaridade: 30%, em empate técnico com Cabral (30%) e bem à frente de Crivella (6%). Entre os entrevistados que não completaram a 4ª série do Ensino Fundamental, a situação se inverte: Cabral tem 44%, Crivella soma 17% e Frossard tem apenas 7%.

Bispo licenciado da Igreja Universal, Crivella continua a liderar os índices de rejeição: tem 23%, contra 12% de Cabral e Frossard. O senador disse não se sentir ameaçado pelo crescimento de Frossard.

¿ Quanto mais a Denise subir, melhor. Quem for ao segundo turno apóia o outro. Se eu ganhar dela por um voto, já acho muito ¿ disse.

Frossard não quis comentar os números, mas comemorou o crescimento entre os eleitores que consideram o governo Rosinha Garotinho ruim ou péssimo. Nesse universo, ela chega a 23%, contra 30% de Cabral e 12% de Crivella.

¿ É natural, já que tenho pautado minha campanha nas críticas a esse modelo de gestão que administra pensando apenas nos aliados políticos. Meu adversário é o candidato do garotismo, o Sérgio Cabral ¿ afirmou a deputada.

Cabral não quis comentar a disputa pelo segundo lugar nas pesquisas e disse que manterá a estratégia de campanha.

Na disputa pelo Senado, Jandira Feghali (PCdoB) subiu três pontos percentuais e lidera com 30%. Francisco Dornelles (PP) também ganhou três pontos e aparece com 26%. Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) tem 6%, Alfredo Sirkis (PV) soma 3% e Rosângela Gomes (PRB), 2%. O número de indecisos, que era de 38% em 18 de agosto, continua a cair e agora está em 20%.

COLABOROU Valéria Maniero