Título: O `JEITINHO¿ HAVAIANO
Autor: Daniel Engelbrecht e Fernanda Pontes
Fonte: O Globo, 15/09/2006, Rio, p. 18

Designator driver¿ fica sem beber a noite toda para levar grupo para casa

A mistura de álcool e direção é um preocupação em qualquer parte do mundo. No Havaí, por exemplo, a criatividade está sendo usada para que os jovens convivam com as duras leis americanas. A tricampeã mundial de bodyboard, a carioca Daniela Freitas, que há cinco anos mora em Oahu, no Havaí, conta como um ¿jeitinho havaiano¿ tem livrado jovens de acidentes graves ao volante. Lá, existe a figura do designator drive, um amigo escolhido pelo grupo que não poderá beber e ficará responsável pela direção.

¿ Essa pessoa fica responsável por dirigir e assume que não vai beber. Para incentivar, o bar onde o grupo estiver oferece, gratuitamente, água e refrigerante para essa pessoa durante a noite inteira. O designator driver é uma função muito comum entre os jovens no Havaí ¿ conta Daniela.

As leis são duras e a vigilância, grande. Segundo Daniela, em Oahu, só maiores de 21 anos podem beber e a polícia está sempre de olho. Se alguém for pego no teste do bafômetro, paga multa e fica detido na delegacia até o dia seguinte. Além disso, é proibido vender bebida alcoólica em lugares públicos, inclusive na praia.

¿ Os pais têm responsabilidade pelo que os filhos fazem, mas, quando eles estão na rua, não há como controlar. Por isso as leis aqui são bastante duras. É proibido também andar com garrafas de bebida aberta dentro do carro ¿ acrescentou.

Daniela fala como quem já foi jovem na Zona Sul carioca e hoje, por força do esporte, ainda freqüenta lugares de muita gente jovem. Com três títulos mundiais, Daniela foi pegar ondas no Havaí, acabou se casando e vivendo por lá. Hoje, com dois filhos pequenos, se divide entre o Havaí e negócios no Rio.