Título: Oposição critica e responsabiliza Lula pela situação da Petrobras na Bolívia
Autor:
Fonte: O Globo, 16/09/2006, Economia, p. 28

Para Alckmin, país já deveria ter recorrido a uma corte internacional

SÃO PAULO e RIO. O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deveria ter recorrido a uma corte internacional para cobrar da Bolívia o cumprimento dos contratos feitos com a Petrobras e não aceitar a expropriação dos bens da empresa naquele país. De acordo com o tucano, a posição adotada por Lula ¿foi submissa, omissa e fraca¿ e ¿isso é inaceitável¿.

¿ É óbvio que já devia ter recorrido (à corte internacional). Essa é a postura mínima que se espera. Mas é impressionante, primeiro, a omissão do governo. O governo se esconde. Segundo, a submissão. Teve até uma reunião com o presidente (Hugo) Chávez (da Venezuela) a que o presidente Lula compareceu. E, terceiro, a fraqueza no enfoque desse problema, e colocar à frente do interesse do país, do interesse dos brasileiros, interesses outros, de natureza ideológica ¿ criticou Alckmin.

Povo é que vai arcar com essa conta, diz tucano

Ainda de acordo com o candidato, o povo brasileiro é que vai arcar com ¿essa conta¿, pagando pelo aumento no preço do gás, após as eleições.

¿ Em vez de exigir o cumprimento do contrato, (Lula) diz que tem que ser carinhoso ¿ afirmou Alckmin, reforçando que a posição do presidente é dúbia e submissa.

Segundo o candidato do PSDB, o presidente Lula se omite, como sempre, não defendendo os interesses do Brasil.

¿ Expropriar os ativos da Petrobras e não pagar cria insegurança política na América Latina ¿ acrescentou.

Caso seja eleito, o tucano disse que cortar relações com o presidente Evo Morales, da Bolívia, ou com Chávez, não resolve esse problema enfrentado pela Petrobras.

¿ Pretendo resolver esse problema de forma diplomática e recorrendo judicialmente, exigindo o cumprimento do acordo. Eu vou defender o interesse do Brasil. Não há necessidade de se afastar desse ou daquele, mas a defesa do interesse nacional, a defesa do interesse do trabalhador brasileiro, do povo brasileiro, vai nortear nossa política externa e vai nortear toda ação governamental ¿ disse.

Serra critica dependência do país em relação à Bolívia

Em Santos, no litoral paulista, a senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL à Presidência, atribuiu ao governo Lula a culpa pela desapropriação feita pelo governo boliviano:

¿ Foi uma incompetência e uma irresponsabilidade dele (Lula). A Constituição, o Parlamento e o povo bolivianos defendem a nacionalização do gás. Ele (Lula) deveria ter ido visitar a Bolívia para tratar do assunto com Evo Morales na primeira semana depois que o presidente boliviano foi eleito.

Outro candidato tucano, José Serra, que disputa o governo de São Paulo, também atacou Lula:

¿ É uma seqüência de enganos. O governo federal atuou de maneira triunfalista, não foi firme no momento que deveria ser, embora agora a Petrobras esteja sendo mais, e aí temos essa situação. O que a gente tem de fazer mesmo é acelerar a exploração do gás da bacia de Santos, para poder se livrar de uma dependência bastante séria que se criou com relação à Bolívia, que se desestabilizou a partir da gestão do Morales.