Título: UM AMOR CANADENSE PARA CONDOLEEZZA
Autor:
Fonte: O Globo, 15/09/2006, O Mundo, p. 34

Imprensa especula sobre romance com ministro

WASHINGTON. Se fosse um homem solteiro, ninguém comentaria. Mas, como a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, é uma mulher solteira, cada vez que aparece com um homem ¿ na maioria das vezes políticos em visitas oficiais ¿ soam ¿alarmes cor de rosa¿.

Em julho, o ¿Corriere della Sera¿ ia além da política ao comentar um ato em Roma, de Condoleezza e do ministro do Exterior italiano, Massimo D¿Alema. Antes, em abril, o ¿Boston Globe¿ publicava: ¿Jack e Condi, uma história de amor¿, após a secretária oferecer lugar em seu avião ao então chanceler britânico, Jack Straw, numa viagem ao Iraque. Esta semana, o par que lhe cabe é Peter MacKay, ministro do Exterior do Canadá, que como ela é solteiro.

Na segunda-feira, Condoleezza foi para o Canadá. Na quarta, já existiam especulações sobre um romance. Até manifestantes cruzaram a barreira da vida privada e recomendaram: ¿Pete, Condi, façam amor, não façam a guerra!¿

¿ Não, não houve velas ¿ respondeu irritado o porta-voz do Departamento de Estado à pergunta sobre o cenário de uma reunião de trabalho entre Condoleezza e MacKay na segunda-feira à noite.

Os dois se conhecem desde o ano passado. O ¿New York Times¿, que informou que MacKay apresentou sua família à secretária, ressaltou a diferença de idade: ¿Ela é mais velha, 51 anos, contra os 40 dele.¿ O jornal diz que MacKay encerrou a entrevista conjunta pedindo:

¿ Por favor, volte novamente.