Título: LULA DÁ RECEITA PARA BRASIL SEDIAR COPA DE 2014
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 15/09/2006, Esportes, p. 37
Segundo o presidente, país precisa construir 12 estádios para atender critérios da Fifa e promover o Mundial
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem que a Copa de 2014 seja realizada no Brasil, mas admitiu que hoje o país não tem condições de sediar a competição. Lula argumentou que estádios brasileiros não estão de acordo com as exigências da Fifa. Segundo ele, para se credenciar para o Mundial, o Brasil terá que construir 12 estádios ¿ o mesmo número de estádios do Mundial da Alemanha deste ano.
Ao falar das más condições dos estádios brasileiros, Lula lembrou que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, estará no país no dia 28. Diante de dirigentes de clubes, Lula disse ser ¿fanático por futebol¿ ao sancionar a lei da Timemania.
¿ Pelos critérios da Fifa, não temos nenhum estádio em condições de sediar os jogos da Copa aqui. Isso significa que vamos ter que pensar, no mínimo, em construir 12 novos estádios no país.
Como todo político em época de eleição, o presidente disse ser corintiano em São Paulo e torcedor do Vasco no Rio. E conseguiu a proeza de tentar agradar times rivais no Rio Grande do Sul. Depois de ter recebido uma camisa de Fernando Carvalho, presidente do do Inter, Lula afirmou:
¿ Sou torcedor do Internacional no Rio Grande do Sul, embora seja apaixonado pelo Grêmio.
Lula usa a Muralha de China como exemplo
Ao falar da necessidade da recuperação do futebol brasileiro, Lula ainda fez uma comparação inusitada com a construção da Muralha da China, que durou séculos:
¿ Imaginem a Muralha da China, imaginem quanto levou para construir aquilo. Então, quero que vocês imaginem que estamos dando um passo importante numa caminhada que temos de concluir daqui a algum tempo, que é recuperar o futebol brasileiro para nós. Porque, para mim, não é confortável saber que, embora sempre sejamos chamados de o país do futebol, a verdade é que hoje somos o país criador de jogadores de futebol.
Como torcedor, Lula reclamou que hoje é preciso assistir aos campeonatos europeus para ver os brasileiros:
¿ Hoje, estão comprando garotos de 10, 12, 15 anos. Daqui a pouco, vão à maternidade. Quem quiser ver os atletas da seleção tem que ter uma televisão a cabo para ver os campeonatos europeus.
O presidente contou que a última vez que esteve num estádio foi em agosto de 2004, no Haiti, ao assistir ao jogo pela paz feito pela seleção. Ele sugeriu que o Brasil faça um jogo pela paz também no Líbano:
¿ O Líbano está precisando da seleção brasileira.