Título: TRE: VALDEBRAN É FILIADO AO PT DESDE 2004
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 16/09/2006, O País, p. 5

Dono de construtora, ele é ligado a deputado petista, que tentou nomeá-lo diretor financeiro da Eletronorte

BRASÍLIA e CUIABÁ. Valdebran Carlos Padilha da Silva, preso ontem em São Paulo pela Polícia Federal, filiou-se ao PT em 18 de setembro de 2004, como consta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso. Ele é empresário, dono da Saneng Saneamento e Construção. Em agosto do ano passado, o PT do Mato Grosso tentou nomeá-lo diretor financeiro da Eletronorte. Iria substituir Astrogildo Franguglia Quental. Mas a indicação, do deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT) e do ex-candidato a prefeito de Cuiabá Alexandre Cesar, não vingou, embora os dois tenham tentado por mais de uma vez o nomear.

Coordenação das finanças de campanha em 2004

Valdebran foi um dos coordenadores financeiros da campanha de Alexandre, em 2004. Ele também tem ligação com Abicalil. O escritório político do deputado em Cuiabá funciona em um imóvel cedido pelo empresário e que pertenceria à sua mãe.

A Controladoria Geral da União (CGU), em inspeção realizada no município de Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, apontou indícios de simulação de competição em uma licitação para a construção de uma unidade de saúde no município. De acordo com a CGU, a prefeitura realizou uma licitação, em 2002. Três empresas participaram: V3 Consultoria e Construção, Engesan Construção e Consultoria e Saneng Saneamento e Construção, sendo esta a vencedora. Os técnicos da CGU constataram que o irmão de Valdebran, Valdemir José Padilha da Silva, era o responsável, perante a Receita Federal, pelas três empresas.

Caso foi aberto depois de denúncia

Em junho deste ano, a Polícia Federal abriu inquérito para apurar a denúncia de que recursos do Ministério da Saúde destinados à assistência de índios teriam sido desviados em benefício da Saneng. O caso foi aberto depois de denúncia do ex-coordenador da Funasa no Estado, Juca Lemos, também do PT.

Além de ter ligação com o deputado federal Carlos Abicalil (PT), cujo escritório político na capital mato-grossense funciona em um imóvel cedido por Valdebran, o empresário tem influência no PT em Mato Grosso tão grande que ele ajudou na nomeação do atual coordenador da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no estado, Evandro Vitório.

O GLOBO procurou o deputado Abicalil mas ele não retornou a ligação. O mesmo aconteceu com Alexandre César. Os dois são candidatos nas eleições deste ano. Abicalil tenta a reeleição. Alexandre César concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

COLABOROU Anselmo Carvalho Pinto