Título: PATRUS: PROMESSA DE LULA DE 3 REFEIÇÕES ERA SÓ DESEJO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 16/09/2006, O País, p. 11

Presidente faz solenidade com tom eleitoral no Planalto e diz que Brasil era governado para apenas 30% do povo

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou ontem a sanção da lei que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) num palanque de defesa dos seus programas sociais, que tem como carro-chefe o Bolsa Família. Também atacou adversários. Numa crítica velada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula disse que o Brasil tinha o ¿hábito cultural¿ de ser governado para apenas 30% da população e que os governantes não conheciam os grotões do país.

Ainda referindo-se aos adversários, disse que as pessoas ¿torciam o nariz¿ para o lançamento do Fome Zero, em 2003, e disse que hoje a desigualdade no Brasil é a menor em 25 anos e que um terço dessa redução se deve ao Bolsa Família.

Frase foi dita diversas vezes desde a campanha

No mesmo tom de palanque, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, disse que o presidente Lula, em seu discurso de posse, não prometeu garantir três refeições ao dia aos brasileiros e sim ¿apenas manifestou um desejo¿ nesse sentido.

¿ E quando dizem que o presidente fez uma promessa de garantir três refeições a todas as pessoas, registro: isso não é promessa, é desejo ¿ disse Patrus, citando a frase dita por Lula em 2003 e repetida inúmeras vezes.

Em seu discurso, Lula disse que é preciso prestar contas aos ¿anônimos¿ que vivem nas pequenas cidades:

¿ O Brasil adquiriu o hábito cultural de ser governado apenas para 30% da população. Não foram poucos os governantes que afirmaram que o Brasil teria que ser governado para quem tem poder de pressão, quem tem poder de organização. Essa parcela de que estamos falando, lamentavelmente, durante décadas e décadas não teve esse poder de organização. Mas lá (em pequenas cidades) tem os anônimos que o Patrus citou. A essas pessoas é que precisamos aprender a prestar contas ¿ disse Lula, ao discursar no Salão Nobre do Planalto para uma platéia formada em sua maioria por integrantes do governo e do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar).

¿As pessoas que governam conhecem pouco o Brasil¿

Lula criticou ainda o fato de muitos governantes só visitarem o interior do país em período eleitoral:

¿ Normalmente, as pessoas que governam o Brasil conhecem pouco o Brasil. Não são muitos os governantes que adquiriram o hábito de andar o Brasil, o Brasil dos grotões, da periferia, de fora de época de ano eleitoral. Não foram poucos também os que torceram o nariz quando o nosso governo batizou seu primeiro programa com a palavra (fome) de forte contundência. Ao lançarmos o Fome Zero, muitos criticaram o amplo guarda-chuva de políticas sociais. Lula agradeceu o Congresso por aprovar a lei, que, na prática, transforma em instituto legal o programa do governo de combate à fome, ¿assegurando o direto à alimentação a todo o brasileiro¿.