Título: MINISTRO DIZ QUE PONTO DE PERITOS DO INSS EM GREVE SERÁ CORTADO
Autor: Cristiane Jungblut e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 16/09/2006, O País, p. 14

Para ele, morte da chefe da perícia médica não justifica paralisação

BRASÍLIA E BELO HORIZONTE. O ministro da Previdência, Nelson Machado, disse ontem que o governo vai cortar o ponto dos médicos peritos do INSS que aderiram à greve. Machado afirmou que o corte é um recurso previsto em lei e que acabará refletindo nas gratificações dos grevistas.

Para ele, a morte da chefe da perícia médica de Governador Valadares, em Minas, Maria Cristina Souza da Silva, não pode servir de justificativa para a greve. Ele disse que lamenta a morte e que o governo está tomando as medidas necessárias para melhorar o atendimento e garantir a segurança dos servidores, duas reivindicações dos grevistas:

O primeiro dia de greve por tempo indeterminado dos médicos peritos da Previdência Social foi de frustração para a categoria. Os líderes do movimento passaram o dia na capital aguardando diálogo com o governo, o que não aconteceu. Os peritos querem solução para as agressões que sofrem de pacientes que não obtêm o resultado desejado na perícia.

A resposta oficial do Ministério da Previdência é que a solução para esse problema já foi negociada e será implementada até 16 de outubro. Segundo o ministério, os laudos das perícias passarão a ser emitidos pelos Correios, para evitar eventuais reações exageradas dos segurados.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos informou que entre 80% e 90% da categoria em todo o país aderiram ao movimento. Já de acordo com o INSS, na quarta e na quinta-feira, durante a paralisação feita pelos médicos, foram realizadas perícias normalmente em 48% das agências do INSS. Em 10%, o atendimento teria sido parcial e, em 42%, não foram feitas perícias médicas.

Jovem de 17 anos é suspeito de morte de perita

A polícia já tem um suspeito de ter matado a perita Maria Cristina Souza Felipe da Silva, na quarta-feira: um adolescente de 17 anos. Nesta quinta-feira, o delegado da PF Rui Antônio da Silva ouviu o pai e uma tia do rapaz, além de um homem que o viu fugir de bicicleta depois do crime. A médica vinha denunciando irregularidades em postos de atendimento em várias cidades, inclusive sobre concessões fraudulentas de benefícios.

COLABOROU: Anderson Alves (CBN/BH)