Título: O PILOTO DA VEZ CHEGARÁ AOS BARES
Autor: Cláudio Motta e Ruben Berta
Fonte: O Globo, 16/09/2006, Rio, p. 18
Empresas e órgãos de trânsito lançarão campanha na próxima sexta-feira
A exemplo do que já existe em outros países, grandes empresas e órgãos de trânsito se unem para promover no Brasil um conceito de direção segura: o Piloto da Vez. É uma versão brasileira do designated driver, bastante divulgado nos Estados Unidos: um amigo que se propõe a não beber e, assim, assumir a direção do veículo na volta de um bar ou uma casa noturna. O lançamento da campanha, que é nacional, será na sexta-feira, dia 22. Contará com ações diferentes em cada uma das praças-foco: Rio, São Paulo (capital e interior), Recife e Salvador. No Rio, ainda não há bares parceiros do movimento. A campanha começará a ser feita para se conseguir adesões.
O Piloto da Vez é um movimento liderado por Johnnie Walker e Volkswagen. Para divulgar a campanha de responsabilidade na questão direção e álcool, a Johnnie Walker vai levar um piloto da vez para a equipe McLaren Mercedes de Fórmula-1, na Inglaterra.
A idéia de fazer a campanha no Brasil foi baseada numa pesquisa sobre o tema, publicada em setembro do ano passado, nos Estados Unidos, mostrando que 97% dos consumidores já tinham ouvido falar em movimentos como o Piloto da Vez como alternativa de consumo seguro. Na pesquisa, 90% disseram acreditar que ações desse tipo são excelentes ou boas para a redução da perigosa mistura de álcool e direção; e 72% declararam que já tinham sido o piloto da vez ou foram levados para a casa por um deles.
O planejamento da campanha é da Diageo, empresa de bebidas alcoólicas, responsável pela produção e pela venda do uísque Johnnie Walker. Segundo o diretor de Marketing da Diaego no Brasil, Eduardo Bendzius, a idéia é usar a possibilidade de exposição da marca para divulgar, em todo o planeta e, especialmente, no Brasil, o conceito.
Para tornar o movimento conhecido no país, diversas marcas foram convidadas a entrar no Movimento Piloto da Vez, com uma única finalidade: distribuir material explicando a idéia para o consumidor adulto. Folhetos sobre direção segura e adesivos com a frase ¿Aqui tem um piloto da vez¿, para serem colados nos carros, serão distribuídos pelos parceiros da iniciativa.
Já a Secretaria municipal de Transportes inicia, na segunda-feira, uma campanha educativa sobre os riscos do consumo de álcool antes de dirigir. Ao todo, cem mil panfletos serão distribuídos ao longo da semana na porta de boates, em postos de gasolina e locais de grande movimento da cidade. Os folhetos trarão também estatísticas sobre acidentes de trânsito no Rio. Um grupo teatral fará apresentações em universidades e lugares com concentração de bares.
Outras iniciativas já estão em prática. Como a Amigo da Vez, realizada por estudantes de enfermagem, com apoio do Ministério dos Transportes. A ação visa a estimular os jovens a adotar o hábito de eleger um ou mais integrantes do grupo para conduzir o carro que levará de volta o restante da turma. O escolhido terá, para isso, compensações, como não participar do pagamento da conta e receber brindes, como bonés e camisetas.
Ontem, Alexandre Balbio, aniversariante da festa realizada na boate Sky Lounge, de onde saíram os cinco jovens mortos no acidente ocorrido na manhã do dia 3 deste mês, na Lagoa, prestou depoimento ao delegado titular da 15ª DP (Gávea), Luiz Alberto Rodrigues. Ele negou que tenha visto as adolescentes Joana Kuo Chamis e Manoela de Billy na festa. Segundo o delegado, ele também negou ter visto o motorista do veículo, Ivan Guida, ingerindo bebida alcoólica. Alexandre disse que viu Ivan e o outro maior integrante do grupo com copos com energéticos, mas que eles não se sentaram à sua mesa. O delegado pretende convocar para depor todos os convidados presentes na festa, cujas fotos estão no site www.nightrio.com.br. Ele quer saber se as adolescentes consumiram álcool e onde, se dentro ou fora da boate.
COLABORARAM Gustavo Goulart e Luiz Ernesto Magalhães