Título: NO NORDESTE, OS MELHORES INDICADORES
Autor: Cássia Almeida, Luciana Rodrigues e Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 16/09/2006, Economia, p. 29

Aumento na ocupação ficou em 2º lugar e queda da desigualdade foi a maior do país

RIO e RECIFE. A Região Nordeste permanece exibindo os piores indicadores sociais, de educação e de renda. Mas, em 2005, a Pnad constatou a região em destaque em alguns indicadores. No aumento da ocupação, o Nordeste aparece em segundo lugar. O número de trabalhadores ocupados cresceu 3,4%, bem acima da média nacional de 2,9% e perdendo somente para o Sudeste, onde a ocupação cresceu 3,9%. Num ano em que a desigualdade caiu pouco no Brasil, o Nordeste exibe a maior queda entre as regiões, de 2,2%, enquanto no Brasil foi de 0,5%, quando se compara o Índice de Gini do rendimento domiciliar:

¿ Isso não é surpresa, pois há uma concentração de programas sociais na região, com razão, aliás. Em 2004, mais de 60% dos beneficiados pelo Bolsa-Família estavam no Nordeste ¿ lembra Claudio Dedecca, economista da Unicamp.

Lauro Ramos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), afirma que o aumento nos empregos no Nordeste muda uma tendência:

¿ A tendência dos últimos 15 anos era do Nordeste perdendo espaço no mapa do emprego .

Priscila de Andrade estuda Fonoaudiologia na Universidade Federal de Pernambuco e, até o ano passado, só conseguia trabalho informal. Ela prestava serviços numa empresa de eventos e atuava como recepcionista em festas. Ganhava R$50 por evento. No ano passado teve a carteira assinada e comemora seu primeiro emprego no maior shopping da capital, com direito a plano-saúde, vale- transporte e ajuda para refeição.

¿ Estou gostando muito do meu primeiro emprego, tenho aprendido muito e acho até divertido ¿ diz.

As vendas no varejo confirmam o aquecimento no mercado de trabalho. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, nos últimos 12 meses, as vendas no Nordeste subiram 16%, contra 7% no Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o economista Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas, a curva ascendente vem desde fins de 2004.