Título: LULA PEDIRÁ RESPEITO A IMIGRANTE NA ONU
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 17/09/2006, O País, p. 8

Discurso na Assembléia Geral lançará Central Internacional de Medicamentos

NOVA YORK. A duas semanas da eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz uma visita-relâmpago de 27 horas aos Estados Unidos para discursar, terça-feira, na abertura da Assembléia Geral da ONU, repetindo o ritual que cumpre todos os anos, desde a posse.

Usará seus dez minutos diante dos chefes de Estado e presidentes do mundo inteiro para pedir que recebam bem os imigrantes brasileiros e para lembrar o compromisso dos países ricos com o combate à pobreza e à fome, uma das marcas de Lula na cena internacional.

Mas uma vitória da diplomacia brasileira será o lançamento da Central Internacional de Medicamentos, da qual Lula participa ao lado do presidente francês, Jacques Chirac, do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltemberg, e do ministro das Relações Exteriores do Chile, Alejandro Foxley. A central vai comprar remédios contra Aids, malária e tuberculose, com o objetivo de ajudar os países pobres a conseguirem preços mais baixos de que os cobrados pela indústria farmacêutica para os programas de saúde pública.

O projeto será financiado por recursos arrecadados pela taxa de solidariedade, cobrada sobre as passagens aéreas, idéia lançada por Brasil , França e outros países numa reunião ano passado na ONU. Embora os turistas brasileiros ainda não paguem esse imposto, o Brasil aportará US$12 milhões em recursos orçamentários para esse fundo.

Abordará também a política externa e voltará a defender a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, reivindicando pela quarta vez diante da Assembléia Geral um lugar para o Brasil como membro permanente do fórum mais importante da organização internacional.

Apesar de a reforma do Conselho estar em discussão, a proposta brasileira de criar vagas permanentes para mais cinco países, entre eles o Brasil, foi inviabilizada por falta de apoio da União Africana e da oposição dos Estados Unidos.

Presidente receberá de ONG prêmio Estadista do Ano

Na terça- feira, Lula ainda recebe o prêmio Estadista do Ano, num jantar no Marriot Hotel, organizado em sua homenagem pela Appeal of Conscience. Já que o presidente se recusa a usar smoking, pela primeira vez a entrega do prêmio não será feita numa festa de gala, mas os convidados pagarão até US$50 mil para participar da homenagem ao presidente brasileiro.

¿ O prêmio para o presidente Lula este ano me parece particularmente adequado por sua resposta aos desafios políticos e econômicos que enfrentou, além do construtivo exemplo que a sua liderança representou para a América Latina ¿ diz Paul Volcker, ex-presidente do Banco Central dos EUA e um dos membros do conselho da Appeal and Conscience.

Antes de Lula, o mesmo prêmio foi recebido pelo presidente Fernando Henrique e outros chefes de Estado, do russo Mikahil Gorbachev ao rei espanhol, Juan Carlos. A Appeal of Conscience, ONG que defende direitos humanos e liberdade religiosa, já teve no seu conselho dois presidentes, George Bush e Bill Clinton.