Título: DOSSIÊ LEVA TUCANOS AO TSE
Autor: Maria Lima, Jailton de Carvalho e Alan Gripp
Fonte: O Globo, 18/09/2006, O País, p. 3

PSDB acusa PF de ser parcial a favor de Lula e pede atenção da Corte para investigação

O PSDB vai protocolar hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) representação denunciando a parcialidade da Polícia Federal a favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no episódio da compra de um dossiê contra José Serra e Geraldo Alckmin (PSDB). Os tucanos querem que a Corte acompanhe a investigação iniciada com a prisão de duas pessoas na sexta-feira. O advogado Antônio César Marra, que representa o PSDB no TSE, afirmou que a PF, sob comando de Bastos, abortou a operação da compra dos documentos, evitando o flagrante dos petistas em São Paulo.

Para Marra, que assina a representação, há fatos suficientes para a cassação da candidatura de Lula, pela Lei das Inelegibilidades.

¿ A Policia Federal, que sempre alardeia esse tipo de prisão e de apreensão de dinheiro, na condução desse inquérito não liberou as imagens dos dois presos nem do dinheiro apreendido, alegando segredo de Justiça. Mas liberou todo o material do dossiê, que está sendo amplamente divulgado. Por mais que esse material seja anódino e não tenha qualquer procedência, sua divulgação interessa a quem? Acaba confundindo o eleitor ¿ disse o advogado do PSDB.

O advogado do PT, Márcio Silva rebateu:

¿ Eles estão tentando se apegar a todo tipo de detalhe para tentar impugnar a candidatura de Lula. Na prática é uma tentativa de chamar a atenção para um ponto especifico. Não tem efeito prático nem haverá tempo para julgamento.

Nome da Executiva Nacional do PT é citado

A Polícia Federal investiga a participação de pelo menos um integrante da executiva nacional do PT na operação de compra do dossiê. Anteontem, os investigadores informaram que a suspeita era sobre um integrante da executiva paulista do PT. Segundo fontes que investigam o caso, o advogado Gedimar Pereira Passos, preso em São Paulo, revelou em depoimento que foi este dirigente petista pediu para ele analisar o material e fechar o negócio. Gedimar forneceu aos agentes federais o primeiro nome do intermediário, que foi procurado durante o dia de ontem.

Gedimar e o empresário petista Valdebran Padilha da Silva, também preso, teriam recebido deste dirigente e de outros dois intermediários ¿ cujos nomes não revelaram ¿ o dinheiro (R$1,7 milhão, em reais e dólares) apreendido com eles num hotel. Segundo Gedimar, parte teria vindo do PT e parte de uma revista semanal, que supostamente publicaria o conteúdo do dossiê ¿ uma fita de vídeo, um DVD e seis fotos de Serra e Alckmin participando de solenidade de entrega de ambulâncias vendidas pela empresa dos chefes da máfia dos sanguessugas.

Gravações da Polícia Federal revelam negociações entre as partes com participação do petista. A partir das conversas e dos depoimentos de Padilha e Gedimar Passos, a PF está tentando identificar e intimar o integrante da Executiva Nacional do PT, cujo nome não foi divulgado.

¿ Um deles falou o nome, mas não o sobrenome, de uma pessoa da Executiva Nacional (do PT). Vamos ver quem é ¿ disse um policial.

Hoje, o inquérito passará a ser conduzido pelo delegado federal de Cuiabá Diógenes Curado Filho. A PF espera concluir a investigação ainda esta semana. Ontem, ele disse que poderá tomar novos depoimentos dos suspeitos e até realizar uma acareação entre eles.

¿ Outra diligências também podem ser feitas, mas o caso pode ser esclarecido ainda essa semana ¿ disse o superintendente da Polícia Federal em Cuiabá, Geraldo Pereira.

Segundo um investigador, os acusados disseram também que parte do dinheiro apreendido teria sido repassado pelo petista com a ajuda de um doleiro, também na mira da polícia. A partir daí, pode ser esclarecida a origem do dinheiro apreendido, principalmente dos US$248,8 mil. O suposto representante da revista, que aparece nas interceptações telefônicas, também será chamado para prestar esclarecimentos.

¿ Isso é muito grave e é lamentável que até agora o dinheiro não tenha sido mostrado e que os criminosos não tenham sido apresentados. É preciso saber quem está por trás disso. Por enquanto, só pegaram bagrinho. Precisa ver quem são os peixes grandes ¿ disse Geraldo Alckmin após comício em Taguatinga (DF). ¿ É próprio de governos que têm corrupção serem autoritários, porque precisam esconder o corruptor.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, contesta as suspeitas da oposição:

¿ A Polícia Federal está agindo de forma republicana, não condena partido algum, apenas pessoas de partidos supostamente envolvidas em irregularidades. E pessoas de todos os partidos. A oposição deve estar com medo de que as coisas sejam investigadas com seriedade.

* Enviado especial

COLABOROU Luiza Damé