Título: JUÍZES DO TSE SÃO VÍTIMAS DE GRAMPO
Autor: Diana Fernandes e Bernardo Mello Fanco
Fonte: O Globo, 18/09/2006, O País, p. 4
Varredura contratada pelo tribunal descobriu os telefones com escuta
BRASÍLIA. Os telefones do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, do vice-presidente, Antônio Cezar Peluso, e de um terceiro ministro, Marcelo Ribeiro, foram grampeados. A descoberta foi anunciada ontem à noite pelo próprio Tribunal depois de uma varredura contratada a uma empresa particular. O presidente do TSE, ao comentar a informação, disse que a audácia de criminosos chegou a limites inimagináveis.
¿ Se partiu de um particular, político ou do crime organizado, é condenável. Mas se partiu do Estado mostra que quadro de horror e opressão estamos vivendo. Um ministro do Supremo ser bisbilhotado é uma coisa inimaginável ¿ reagiu Marco Aurélio Mello, evitando apontar diretamente suspeitos.
Ele contou que o pedido de varredura foi feito por Peluso, que desconfiava estar sendo grampeado. A empresa que cuida do sistema no TSE e no Supremo Tribunal Federal ¿ onde ele e Peluso também são ministros ¿ atendeu ao pedido, e constatou os grampos, inclusive no telefone de Marco Aurélio no STF.
Ontem mesmo, Marco Aurélio encaminharia ofício à presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, e ao procurador geral da República, Antonio Fernando, pedindo rigor e rapidez na investigação do caso.
Detalhes sobre o caso serão revelados hoje
O TSE se encontra num momento de intensa atividade eleitoral, com julgamento de dezenas de ações e recursos interpostos não só pelos partidos dos principais candidatos à Presidência da República como também por candidatos mensaleiros ou sanguessugas, que tiveram seus registros de candidaturas cassados pelos TREs.
O caso que está em julgamento pelo plenário do TSE no momento é o do ex-deputado Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco da Gama, que briga no TSE contra a decisão do TRE do Rio, que o considerou inidôneo para disputar cargo público.
¿ Sintomaticamente, os três ministros grampeados são do TSE ¿ comentou Marco Aurélio Mello.
Ele disse que ainda é cedo para supor de onde partiu a ordem para os grampos.
¿ De minha parte só posso garantir uma coisa: quem mandou me grampear deve estar frustrado, porque sou um livro aberto ¿ brincou.
O Tribunal não divulgou o nome da empresa que realizou a varredura nos telefones. Os detalhes do grampo só serão divulgados hoje pelo diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, em entrevista coletiva.