Título: UM COLECIONADOR DE PROCESSOS
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 18/09/2006, O País, p. 8

Jader Barbalho responde no STF por peculato no Pará

O deputado Jader Barbalho, que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga esta semana pelos crimes de peculato e desvio de recursos quando era ministro da Reforma Agrária, acumulou uma coleção de ações judiciais contra si ao longo de sua carreira política. No mais famoso deles, terminou renunciando ao cargo de senador, em 2001, para fugir do processo de cassação por quebra de decoro parlamentar, motivada por denúncias de peculato. Jader era acusado de desviar mais de R$1,7 bilhão do Banpará, quando governava o Pará.

Livre para continuar na política, ele foi eleito deputado em 2002 e, desde o início, do mandato, atua nos bastidores na defesa do presidente Lula. O processo contra ele, porém, continuou tramitando no STF.

Outro acusado de crime, o ex-senador e candidato a deputado Ademir Andrade, diz que sua prisão pode ter impacto na campanha, mas ainda assim ele será reeleito:

¿ Encontraram lá uns errinhos em licitação, carta convite, mas essa denúncia contra mim é uma graça ¿ minimizou Ademir, preso na Operação Galiléia, em abril.