Título: NO PARÁ, LULA CHAMA TUCANOS DE PREDADORES
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 18/09/2006, O País, p. 8

Presidente dividiu palanque com aliados envolvidos em escândalos e chegou a beijar a mão de Jader Barbalho

BELÉM. A dez dias do fim da campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem a união de aliados polêmicos para derrotar os tucanos, que chamou de predadores. No palanque do comício em Belém, ontem, disputavam espaço ao seu lado o conselheiro de sua campanha, Jader Barbalho (PMDB-PA), acusado de peculato e desvio de recursos; o ex-senador Ademir Andrade (PSB-PA), que chegou a ser preso por fraudes em licitações e desvio de recursos; o mensaleiro Paulo Rocha (PT-PA), que recebeu R$400 mil do valerioduto e renunciou para não ser cassado; e a candidata petista ao governo do Pará, a senadora Ana Júlia Carepa, investigada pela CPI da Pirataria. Lula chegou a ir ao seu encontro para beijar a mão do cacique.

No palanque estava também o senador Luiz Otávio (PMDB-PA), que disputa a reeleição, barrado como ministro do Tribunal de Contas da União por desvio de R$13 milhões de verbas destinadas à compra de balsas no Pará. Ana Júlia ficou apagada ao lado do sobrinho de Jader, o deputado José Priante (PMDB-PA), que disputa com ela o segundo lugar na eleição para governador contra o tucano Almir Gabriel. Tanto Ademir quanto Jader já foram presos. Mas Lula chamou essa união de ¿aula de sociologia política¿.

¿ O que está acontecendo aqui é uma aula de pós-graduação de sociologia política. O que estamos fazendo, juntando dois candidatos que vão disputar uma vaga de segundo turno, é uma coisa muito nova. O PMDB e o PT entenderam que é chegada a hora de a gente parar de brigar e saber quem é o adversário principal que precisamos derrotar ¿ disse Lula, chamando Jader, Priante e Ademir de companheiros. ¿ Não sou especialista em tucanos. Mas, de vez em quando, um pequeno grupo de tucanos sai do Parque Nacional e pára na Granja do Torto. Sabe para quê? Eles param lá para comer os ovos e os filhotes dos passarinhos nos ninhos. Eles são predadores, apesar daquela beleza. O que fizeram ao Brasil foi exatamente isso.

Lula também fez questão de abraçar e beijar Paulo Rocha. Inimigos, Ana Júlia e Jader também trocaram beijos.

¿ Podemos até ter os defeitos que eles querem, mas nossos defeitos certamente são menores do que os defeitos que eles têm. Fizemos mais pelo Brasil do que eles fizeram ¿ afirmou o presidente em seu discurso.