Título: MINISTRO QUER LÍNGUA ALEMÃ NAS MESQUITAS
Autor:
Fonte: O Globo, 18/09/2006, O Mundo, p. 21

BERLIM. O ministro do Interior alemão, Wolfgang Schaueble, quer reforçar a luta contra o islamismo radical fazendo com que as pregações nas mesquitas do país sejam em alemão e que os imãs sejam formados na Alemanha. ¿Seria ideal que os imãs fossem formados na Alemanha e que usassem o nosso idioma em suas rezas, assim como acontece na Igreja Católica, que há anos deixou de pregar em latim¿, disse o ministro em entrevista à revista ¿Der Spiegel¿.

Schaueble apresentará sua proposta numa reunião com líderes muçulmanos, no próximo dia 27, em Berlim. A conferência se repetirá a cada seis meses nos próximos três anos, com o objetivo de estabelecer o diálogo entre o Estado e os cerca de 3,2 milhões de muçulmanos que vivem no país.

¿Não quero mudar o Islã, mas se há de existir um Islã europeu, ele deve assumir os valores europeus¿, declarou o ministro, recordando o fato de que, em seu centenário processo de reforma, a Igreja Católica teve de aceitar declarações difíceis. ¿O Islã deverá fazer o mesmo, ou não será parte da Europa¿, completou Schaueble.