Título: ADVOGADO FOI AGENTE DA PF
Autor: Alan Gripp e Anselmo Carvalho Pinto
Fonte: O Globo, 19/09/2006, O País, p. 10

PT contratou Gedimar para avaliar noticiário

BRASÍLIA. Gedimar Pereira Passos, 50 anos, é agente federal aposentado e desde 2003 atua como advogado. Segundo um delegado da Polícia Federal, Gedimar era um funcionário normal, que fazia o que tinha que fazer; não era um superfuncionário, mas era muito disciplinado.

O ex-agente da PF, que não é filiado a partido político, foi contratado para trabalhar na campanha à reeleição do presidente pelo chefe do núcleo de informação e inteligência do comitê de Lula, Jorge Lorenzetti. A função de Gedimar, segundo o PT, era analisar e sistematizar informações publicadas pela imprensa. O partido nega que ele tivesse autorização para comprar ou vender informações.

Na PF, Gedimar atou no núcleo de estratégia e na fiscalização de porte de armas e chefiou a segurança de autoridades e embaixadas. Nascido no Piauí e criado em Brasília, ele tem quatro filhos e é casado com uma funcionária do Ministério da Integração Nacional. Segundo a família, ele estava montando um escritório de advogacia e disse que iria a São Paulo, terça-feira, analisar um material a pedido de um cliente.

¿ Ficamos surpresos quando vimos o que aconteceu pela imprensa. Tenho certeza de que meu pai não tem culpa de nada. Ele sempre teve uma índole inabalável ¿ afirmou Pablo Passos, 25 anos, filho de Gedimar.

(*) Da CBN, especial para O GLOBO