Título: BANCO ADOTARÁ CRITÉRIOS CONTRA A CORRUPÇÃO
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 19/09/2006, Economia, p. 27

Parâmetros, que servirão para a concessão de empréstimos, serão aperfeiçoados

CINGAPURA. Os países-membros reunidos ontem no encontro anual do FMI e do Banco Mundial (Bird) concordaram em usar os novos critérios de combate à corrupção e uso de boas práticas de administração pública como parâmetros para a concessão de empréstimos do Bird para desenvolvimento e combate à pobreza, como vinha insistindo o presidente do banco, Paul Wolfowitz.

Mas como o assunto ainda causa polêmica nas duas instituições - com muitos países, inclusive ricos, como a Inglaterra, temendo que critérios muitos rígidos de combate à corrupção possam acabar inviabilizando os empréstimos - o comitê de desenvolvimento dos dois organismos sugeriu que o Bird aperfeiçoe seus instrumentos. O objetivo é medir quanto um país está sujeito à corrupção e o exato nível de boa administração do seu governo, antes de usar os critérios como padrão para empréstimos.

- Combater a corrupção e melhorar a forma como os governos administram o país é parte importante da luta para acabar com a pobreza - afirmou Wolfowitz, que vem sendo acusado nos bastidores de já ter barrado US$1 bilhão em novos empréstimos para países onde o nível de corrupção é considerado alto.

O comunicado dos ministros foi cauteloso: "O principal objetivo da administração do Bird deve ser ajudar os governos a atender as demandas dos pobres, promover um crescimento liderado pela iniciativa privada e reduzir a corrupção de forma efetiva... Pedimos ao Bird para desenvolver e elaborar mais os indicadores com os quais medirá o fenômeno".

As Organizações Não-Governamentais (ONGs) comemoraram. Delas partiam muitas críticas sobre um provável uso de critérios nebulosos sobre corrupção nos países para barrar empréstimos e impedir que projetos de desenvolvimento e combate à pobreza se materializassem em recursos.

- O comitê está certo em reconhecer que a discussão sobre corrupção precisa ser ampliada. Combater a corrupção é importante, mas o Bird não pode achar que, sozinho, possui a habilidade ou a legitimidade para matar este dragão - afirmou Eric Gutierrez, coordenador de campanhas da ActionAid International.

- O combate à corrupção é um componente crucial da grande luta contra a pobreza. Mas a estratégia do banco fica equivocada se o critério for usado para forçar privatizações ou reduzir empréstimos. Esta ação não pode ocorrer arbitrariamente ou ser motivada politicamente - disse Max Lawson, da Oxfam. (Gilberto Scofield Jr., enviado especial)

BIRD DARÁ ATENÇÃO ESPECIAL A PAÍSES COMO O BRASIL, na página 28