Título: VATICANO ABRE ARQUIVOS
Autor:
Fonte: O Globo, 19/09/2006, O Mundo, p. 35

Documentos de Pio XI podem ser consultados

CIDADE DO VATICANO. O Vaticano abriu ontem seus arquivos secretos do pontificado do Papa Pio XI (1922-39), numa atitude que declarou ter o objetivo de desfazer opiniões injustas a respeito da relação da Igreja Católica com os judeus antes da Segunda Guerra Mundial. Embora os arquivos, cerca de 30 mil documentos, sejam do pontificado de Pio XI, a atenção dos pesquisadores deve se voltar para a figura do cardeal Eugenio Pacelli, que sucedeu a Pio XI, em 1939, e assumiu o nome de Pio XII.

Pacelli havia sido núncio apostólico na Alemanha de 1917 a 1929 e, de 1930 a 1939, foi secretário de Estado do Vaticano. Seu pontificado durou até 1958.

Historiadores consideram que Pacelli foi cuidadosamente preparado para a sucessão de Pio XI, uma tese que poderia ser confirmada nos arquivos. Críticos dizem que, durante a Segunda Guerra, ele não teria se empenhado em salvar os judeus da Europa do Holocausto.

Em um longo artigo no "L'Osservatore Romano", o jornal do Vaticano, o padre Sergio Pagano, chefe dos arquivos, disse que os documentos trarão surpresas.

"Alguns julgamentos injustos expressos sobre Pio XII vão ser revertidos", disse.