Título: VLADIMIR AFIRMA QUE TODO PARTIDO TEM LADRÃO
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 20/09/2006, O País, p. 16

Na OAB-RJ, candidato diz que PT é um partido de massa e tem que saber lidar com isso

O candidato do PT ao governo do estado, Vladimir Palmeira, teve de fazer ontem uma avaliação do próprio partido, após ser questionado, durante evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), se o PT tinha moral para pedir votos. Segundo Vladimir, o partido sofreu por se distanciar dos movimentos sociais e por se considerar acima dos demais. Referindo-se aos escândalos do ano passado (mensalão e caixa dois), o petista disse ainda que havia ladrões na legenda:

- O militante achava que tudo do PT era melhor e quem não fosse do partido tinha algum desvio de conduta. Nós advertimos isso. Mais de uma vez, dissemos: não é assim, o PT é um partido de pessoas, e a crise moral mostrou que tem ladrão no PT e nós temos que lidar com isso - disse, acrescentando que a corrupção é um fator inerente num "sistema que valoriza o dinheiro e o sucesso".

Mensalão, caixa dois e Inquisição

Segundo Vladimir, com as denúncias do mensalão e de caixa dois, o partido ficará marcado, "assim como a Inquisição marcou a Igreja Católica, mas nem por isso ela deixou de existir". Entretanto, a questão moral não deve ser o único fator na hora de escolher uma legenda:

- Porque senão, ninguém entrava em partido nenhum. Não tem nenhum que não tenha ladrão. A não ser quando começa, você junta as pessoas, um conhece o outro. Quando se tem um partido de massa, gigantesco, tem corrupção, como tem na empresa privada, na polícia, no Judiciário - disse.

Apesar das denúncias, o candidato disse que o PT representa os interesses da população e que se sente à vontade no partido que, segundo ele, pode ser acusado de caixa dois - praticado por "95% dos políticos que se elegeram", mas não pelo escândalo do mensalão.

Sobre a divulgação da tentativa de compra de um dossiê contra tucanos, o candidato disse que ficou atônito, mas defendeu o presidente Lula.

- Eu nem sei se o assessor (Freud Godoy) está envolvido. Mas o Lula certamente não está, isso é uma piada. Vê se o Lula vai comprar dossiê contra o Serra? Ele tem mais o que fazer, está reeleito. Mas, agora é claro que o PSDB quer explorar isso também - afirmou.

* Do Extra