Título: MERCADANTE QUER VER SERRA INVESTIGADO
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 20/09/2006, O País, p. 16

Petista diz que denúncias contidas no dossiê têm de ser apuradas

SÃO PAULO. O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, cobrou ontem investigações sobre as denúncias contra seu principal adversário na disputa eleitoral, o tucano José Serra, citadas no dossiê apreendido pela Polícia Federal:

- Tudo tem que ser investigado com muita profundidade e muito rigor. E com muito cuidado por estarmos às vésperas de uma eleição. Em relação às denúncias apresentadas no dossiê, são graves. As pessoas têm que explicar aquilo que está sendo apresentado e não simplesmente dizer que nada disso tem validade porque ocorreu a tentativa de compra de um dossiê, que é outro crime que não poderia de forma alguma ter acontecido nesta campanha.

Mercadante disse considerar grave o episódio da tentativa de compra do dossiê, principalmente porque um dos envolvidos, Gedimar Passos, trabalha no comitê da campanha presidencial do PT.

- É grave que pessoas que estão no nosso meio tenham sido envolvidas num episódio como esse. Tem que ser investigado, apurado e punido. Ninguém pode ser perseguido ou protegido porque é petista. O que importa é o rigor da lei.

"Queremos a investigação rigorosa", diz Mercadante

O petista voltou a afirmou que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teriam motivos para participar do caso. Porém, o candidato não descartou que petistas possam ter agido por conta própria na tentativa de comprar o dossiê contra os tucanos.

- Já aconteceu no PT e foi muito grave. Se isso acontecer, terão que pagar perante a lei e todas as medidas serão tomadas. Queremos a investigação rigorosa e acredito que a Polícia Federal vai chegar a todos os responsáveis o mais breve possível. É tudo que eu quero nesta campanha.

Quércia diz que acusações contra ele são fantasia

O candidato a governador Orestes Quércia (PMDB) passou o dia reafirmando não ter envolvimento com a elaboração ou a negociação do dossiê. O peemedebista chamou de fantasia as acusações de que estaria envolvido na compra do dossiê por R$1,7 milhão.

- Nem encaro isso, isso é o sentido lunático que está hoje sendo levado na campanha do PSDB, não é? Serra inventa uma fantasia de que a saúde está uma maravilha, e está péssima. Então, fantasias no PSDB são comuns, e essa é uma delas - atacou.

Para o peemedebista, a questão do dossiê "é briga do PT e do PSDB".

(*) Do Diário de S. Paulo