Título: DELEGADO PEDE PRISÃO DE PALOCCI EM RIBEIRÃO PRETO
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 20/09/2006, O País, p. 16

Ex-ministro é suspeito de envolvimento na máfia que controlava coleta de lixo na cidade

RIBEIRÃO PRETO (SP). O delegado secional de Ribeirão Preto (SP), Benedito Antonio Valencise, pediu ontem a prisão preventiva do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e de mais nove pessoas suspeitas de integrarem a máfia da prefeitura petista da cidade, acusada de superfaturar contratos para coleta do lixo de 2001 a 2004. Por ser candidato a deputado federal pelo PT de São Paulo, Palocci não pode ter a prisão decretada. O pedido do delegado vai hoje à Justiça para que o juiz de Ribeirão Preto decida se pede ou não a prisão de todos os envolvidos.

Segundo o relatório final do inquérito, as supostas irregularidades em Ribeirão Preto podem ter causado prejuízos de até R$30 milhões aos cofres públicos.

- Pedi a prisão preventiva para garantir a ordem pública porque o grupo era uma verdadeira organização criminosa que lesava a sociedade. Cada uma dessas pessoas tinha participação no esquema que funcionava porque dependia da execução do trabalho um do outro - diz o delegado.

O advogado de Palocci, José Batochio, esteve ontem em Ribeirão Preto e pediu ao juiz Guaracy Sibille Leite, da 1ª Vara Criminal, que o inquérito do lixo corra em segredo de Justiça até o fim das eleições:

- Estou surpreso com a autoridade policial que encerrou o inquérito neste momento, quando ele mesmo disse que falta uma diligência. O fim do inquérito pode provocar efeito político e muitos vão usar isto no programa eleitoral.