Título: ÁFRICA RECEBE ELOGIOS POR CAUSA DE REFORMAS
Autor: Giberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 20/09/2006, Economia, p. 31

FMI e Bird prevêem expansão forte do PIB

CINGAPURA. Acostumada a figurar no topo das listas de lugares onde os males mais afligem o planeta, a África brilhou na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird), recebendo elogios dos principais líderes pela velocidade nas reformas econômicas e políticas, que estão possibilitando ao continente crescer como nunca. Foram mais de 4% anuais, em média, nos últimos dez anos. Segundo relatório de FMI/Bird sobre a África subsaariana, a região vai crescer 4,8% este ano, pouco abaixo do crescimento mundial previsto, de 5,1%, mas acima das taxas de muitos países, Brasil inclusive.

Segundo Abdoulaye Bio-Tchané, diretor do Departamento Africano do FMI, a região vai continuar crescendo fortemente este ano e no próximo, apesar dos preços altos do petróleo e de uma redução nas taxas de desenvolvimento da África do Sul, que hoje representa um terço do PIB do continente.

- Para os países exportadores de petróleo na região, as expectativas são as melhores, mas um constante aumento nas taxas de investimento e um forte foco dos governos da região em reformas estão ajudando o continente a crescer mais - disse Bio-Tchané, que previu em 6% o crescimento da região em 2007.

O FMI perdoou a dívida de 14 países da região, e os recursos estão sendo usados em programas de ajuda à população mais pobre. O presidente do Bird, Paul Wolfowitz, lembrou que o número de países da região envolvidos em conflitos internos caiu de 13 para cinco e que isso seria uma ótima oportunidade para o banco ampliar sua ação no continente. (GSJ)