Título: SÓCIO BOLIVIANO PODE RESOLVER IMPASSE DA EBX
Autor: Giberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 20/09/2006, Economia, p. 31

A entrada de um sócio local no projeto siderúrgico da empresa brasileira EBX na Bolívia pode ser a solução para o impasse que vem se arrastando há vários meses. O negócio está parado desde abril, quando o presidente da Bolívia, Evo Morales, expulsou a EBX de seu país, alegando que a presença da companhia - na fronteira com a cidade de Corumbá (MS) - era ilegal.

- Depois dessa arruaça toda, eles querem mostrar de todo jeito que colocaram um boliviano na história. Mas não se fala em controle (ceder o controle da EBX para um investidor boliviano), de outra maneira, não aceitaríamos. Nesse caso, gente prefere desmontar - disse o empresário Eike Batista, dono da EBX, que investiu cerca de US$65 milhões no projeto.

De acordo com Batista, a idéia da entrada de um investidor boliviano no projeto, com o objetivo de viabilizar a operação, foi uma decisão tomada em conjunto com o governo da Bolívia. Sem divulgar nomes, ele afirmou que a escolha do sócio está praticamente certa. A EBX, no entanto, permaneceria com o controle da empresa e seria a responsável pela operação da siderúrgica.