Título: CAI O CHEFE DA CAMPANHA DE LULA
Autor: Ilimar Franco, Maria Lima e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 21/09/2006, O País, p. 3

Envolvimento com compra de dossiê derruba Berzoini, que continua à frente do PT

Opresidente do PT, Ricardo Berzoini, foi afastado da coordenação da campanha da reeleição ontem à noite durante reunião que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Berzoini perdeu o posto por causa do seu envolvimento no episódio da compra de um dossiê contra o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra. O assessor internacional da Presidência, o petista Marco Aurélio Garcia, assumirá a coordenação geral da campanha nesta reta final. Marco Aurélio era o coordenador do programa de governo para a reeleição.

Berzoini está sendo agora pressionado a deixar a presidência do PT, cargo que assumiu há um ano, depois que o escândalo do mensalão derrubou José Genoino. Sua saída foi formalizada numa nota com discreto elogio a Berzoini distribuída pelo assessor de imprensa da campanha, José Ramos, que diz: ¿O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu hoje indicar o professor Marco Aurélio Garcia como coordenador de sua campanha, em substituição ao deputado federal Ricardo Berzoini, presidente do PT. Ao enviar esta indicação aos presidentes dos partidos que compõem a Coligação `A Força do Povo¿, o presidente destacou o importante trabalho que Berzoini desempenhou nos últimos meses, de fundamental importância para a consolidação da liderança de sua candidatura¿.

Lula passou mais de quatro horas pela manhã reunido com a cúpula do PT, inclusive Berzoini, e ministros discutindo a crise, mas o presidente do partido saiu do Alvorada afirmando, no início da tarde, que continuaria no comando da campanha. Na reunião da noite no Planalto, Lula disse que era preciso estancar a pressão em torno de sua candidatura e que a alternativa era a saída de Berzoini.

Em seguida, Berzoini telefonou para colegas de partido para informar seu afastamento e sua substituição por Marco Aurélio.

¿ O Berzoini me disse que foi uma decisão tomada de comum acordo com o presidente Lula e que era a melhor alternativa diante dessas pressões ¿ disse o secretário nacional de Finanças, Paulo Ferreira, logo após receber um telefonema de Berzoini.

Situação delicada desde segunda-feira

A situação de Berzoini era delicada desde segunda-feira quando em entrevista revelou que os envolvidos na compra do dossiê eram subordinados a Jorge Lorenzetti, coordenador de um dispositivo de tratamento de informações, que se reportava diretamente a ele no comitê central da campanha de Lula. Durante a terça-feira, quando estava em Nova York, Lula ficou em contato por telefone para saber a dimensão do estrago provocado pelo escândalo do dossiê.

A situação ficou dramática quando Berzoini admitiu que sabia dos contatos feitos por Osvaldo Bargas e Jorge Lorenzetti com a revista ¿Época¿. Ainda na noite de terça-feira, quando já estava embarcando de volta para o Brasil, Lula também foi informado do envolvimento do coordenador de Comunicação da campanha de Aloizio Mercadante, Hamilton Lacerda.

A saída de Berzoini da campanha é uma tentativa de estancar a crise. Era preciso dar uma demonstração cabal de que o presidente Lula não estava envolvido no episódio, e seria preciso afastar Berzoini, pois do contrário a candidatura de Lula poderia ficar sangrando nos últimos dez dias antes das eleições. Acredita-se que o afastamento de Berzoini vai baixar a temperatura política e distanciar a candidatura Lula de prejuízos eleitores que o PT venha a sofrer com o escândalo do dossiê contra o tucano José Serra.

Berzoini, ao mesmo tempo em que organizava as informações, se esforçou para convencer o presidente que não estava envolvido, na reunião da manhã. Ele saiu de lá dizendo que Lula não havia pedido para que ele deixasse a coordenação de campanha, mas, já dando sinais que seu destino estava selado, disse que o cargo era uma prerrogativa do presidente Lula e que sempre esteve à sua disposição.

¿ A coordenação de campanha é prerrogativa da candidatura. Se a candidatura decidir afastar, evidentemente é uma prerrogativa do presidente Lula. Ele tem total liberdade para fazer isso ¿ disse Berzoini.

Nos bastidores, Tarso Genro atuou para que Lula agisse de forma mais dura. E deu entrevistas sinalizando que a investigação poderia atingir qualquer um, inclusive o presidente do PT. Participaram do encontro no Alvorada, além de Lula e Berzoini, os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, Tarso Genro, e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Lula estava bastante inquieto na reunião do Alvorada em que foi analisada a repercussão do escândalo da compra do dossiê contra tucanos. Lula pediu que Berzoini fizesse uma avaliação do quadro eleitoral diante da nova crise. Berzoini respondeu:

¿ Há coisas boas e coisas ruins. As coisas boas são as pesquisas, a consolidação da vitória no primeiro turno, o crescimento das candidaturas aliadas nos estados. As ruins envolvem esse dossiê e a participação de companheiros no episódio ¿ disse.

Na reunião da manhã, o responsável pelo marketing da campanha, João Santana, mostrou números do tracking da campanha, feito em domicílio pelo Instituto Vox Populi. Os resultados não apontavam oscilações nas intenções de voto em Lula. Mas no fim da tarde de ontem Lula recebeu novos dados do tracking mostrando que o episódio poderia afetar negativamente a campanha. Hoje, o presidente dá entrevista ao ¿Bom dia Brasil¿, da TV Globo, a partir das 7h15m.

CRISE DO DOSSIÊ AFETA MERCADO FINANCEIRO, na página 33