Título: PT AMEAÇA PSDB COM INVESTIGAÇÃO DA GESTÃO SERRA
Autor: Adriana Vasconcelos/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 22/09/2006, O País, p. 11

'Isso se chama chantagem', reage tucano Sérgio Guerra

BRASÍLIA. Acuados pela denúncia de compra do dossiê para atingir o candidato tucano ao governo de São Paulo, José Serra, petistas alertaram o PSDB: querem que as coisas parem por aí. O PT alega que já sofreu enorme desgaste e que não explorou ainda a denúncia de que a máfia dos sanguessugas começou no governo Fernando Henrique. Os tucanos interpretaram os recados como chantagem.

No fim de semana, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou recados ao comitê de Serra de que não aprovava o que aconteceu em sua campanha, tentando um pacto de paz, que não ocorreu. Para os tucanos, as denúncias contra Serra ficaram sem credibilidade.

Ontem, no Palácio do Planalto, a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), verbalizou uma ação que começou a ser pensada no núcleo do governo: recuperar as denúncias feitas pelos donos da Planam, Darci e Luiz Antonio Vedoin. Eles falaram à revista "IstoÉ" da suposta participação do empresário da construção civil Abel Pereira como facilitador da máfia das ambulâncias no Ministério da Saúde nas gestões dos ex-ministros tucanos José Serra e Barjas Negri. Abel seria ligado ao hoje prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.

- Se esse dossiê era falso, forjado, por que o Serra não processa a "Isto É"? Vamos querer investigar a ligação desse Abel Pereira com o PSDB. Essa moeda tem dois lados. Temos que saber o que diz o conteúdo desse dossiê - afirmou Ideli.

- Não vamos nos intimidar com essas ameaças do PT. Isso se chama chantagem. A cota de ação criminosa do PT já extrapolou todos os limites - reagiu o coordenador geral da campanha de Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).

"Se os considera meninos, deveria enviá-los à Febem"

O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), também quer investigar os tucanos:

- Ninguém tem mais dúvida que o esquema dos sanguessugas surgiu na gestão tucana.

Ideli classificou de factóide a intenção do senador Heráclito Fortes (PFL-PI) de criar uma CPI para investigar o repasse de recursos federais a ONGs supostamente ligadas ao PT. Para ela, a CPI dos Sanguessugas poderá fazer toda investigação necessária, inclusive sobre os tucanos:

- Queremos saber que posição PSDB e PFL vão adotar sobre as denúncias. Ou vão fazer como fizeram no caso do Eduardo Azeredo e tapar o sol com a peneira, como escreveu o ex-presidente Fernando Henrique?

O senador Heráclito Fortes criticou a declaração do presidente Lula que, em entrevista ao "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, se referiu aos petistas flagrados com o envolvimento da negociação do dossiê como "os meninos":

Se os considera meninos, deveria enviá-los à Febem