Título: PARA TUCANOS, DOSSIÊ VISAVA A IMPEDIR 2º TURNO
Autor: Adriana Vasconcelos/Isabel Braga
Fonte: O Globo, 22/09/2006, O País, p. 11

Sérgio Guerra, coordenador da campanha de Alkcmin, comemora queda de um ponto na diferença de votos

BRASÍLIA. O otimismo tomou conta do comitê central do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, nos últimos dias. As pesquisas diárias que os tucanos recebem mostram, segundo eles, que o escândalo do dossiê atingiu a campanha petista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria começado a perder parte da gordura eleitoral. O coordenador nacional da campanha do tucano, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), disse ontem estar convicto de que haverá segundo turno.

Segundo Guerra, o dossiê contra José Serra, comprado por petistas, tinha o claro objetivo de impedir o segundo turno na eleição presidencial e evitar a vitória, já em primeiro turno, de Serra em São Paulo. Guerra afirmou que o dossiê é falso e fruto de uma operação articulada pelos comitês de Lula e de Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo paulista.

- É uma operação de comitês. E o presidente Lula vai perguntar a quem interessa isso? A eles, é claro. A nós é que não interessava. Como vamos querer um dossiê contrário a nós, ao nosso projeto? Que venham um, dois, três dossiês. Quanto mais fizerem, mais vão se atrapalhar - disse Guerra, em resposta a Lula, que disse que o dossiê não interessa a ele ou ao PT.

Sérgio Guerra negou que o dossiê tenha sido oferecido primeiro ao PSDB, minimizou o conteúdo e disse que o partido não teme investigação.

Além das pesadas críticas contra Lula e o PT, Guerra, em coletiva convocada pela campanha, também mostrou-se otimista quanto à ida de Alckmin para a disputa em segundo turno. Segundo ele, os levantamentos internos em poder da campanha tucana - os chamados trackings - mostram uma queda progressiva na diferença de intenção de votos entre Alckmin e Lula. Ontem, por exemplo, o tracking dos tucanos registrou o pior desempenho de Lula desde o início da campanha:

- Eu não tenho dúvidas de que esses episódios vão afetar e interferir na eleição. Num primeiro momento chegam de forma rarefeita, mas depois ganham mais consistência.

O resultado da pesquisa do Ibope divulgada no início da noite contribuiu para aumentar a animação dos tucanos, indicando que Lula caiu para 49% e Alckmin subiu para 30%, enquanto Heloisa Helena ficou com 9%, Cristovam Buarque com 3% e Ana Maria Rangel, com 1%.

- Na margem de erro, já dá o segundo turno. Vamos aguardar a próxima pesquisa - afirmou.

Guerra também cobrou a investigação sobre a origem do R$1,7 milhão com o qual que pagariam o dossiê.

Para Guerra, o PT tem medo do segundo turno porque sabe que Lula não teria condições de sustentar um debate:

- O Lula não tem consistência intelectual e política para sustentar uma discussão sobre o Brasil. Ou ele vence agora, com essa conversa de que não sabia de nada, ou está morto no segundo turno.