Título: Ibope mostra Frossard empatada com Crivella
Autor: Rodrigo March
Fonte: O Globo, 22/09/2006, O País, p. 18

Candidata do PPS e do PRB aparecem com 17%, enquanto Sérgio Cabral (PMDB) lidera com 42% dos votos

O candidato do PMDB, Sérgio Cabral, se mantém na liderança da disputa ao governo do estado, com 42% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela "TV Globo". Denise Frossard, do PPS, subiu dois pontos percentuais dentro da margem de erro da pesquisa e agora aparece empatada com Marcelo Crivella, do PRB, com 17% cada. Pelo resultado, não dá para afirmar se haverá ou não segundo turno no estado.

Frossard ultrapassa Cabral entre os mais instruídos

Cabral manteve os 42% do último levantamento. Frossard oscilou de 15% para 17% e Crivella, de 16% para 17%. Vladimir Palmeira (PT) se manteve com 3% das intenções e Eduardo Paes (PSDB) oscilou de 2% para 3%. Carlos Lupi (PDT) e Milton Temer (PSOL) têm 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram na pesquisa.

O número de indecisos diminuiu de 11% para 9% e o de votos em branco e nulos de 8% para 7%, ambos também dentro da margem de erro.

No levantamento espontâneo, quando os candidatos não são apresentados ao eleitor, Cabral também segue na frente, com 28% das intenções de voto, seguido de Frossard, com 11%, e Crivella, com 9%.

O candidato Sérgio Cabral já não lidera em todos os segmentos do eleitorado. Entre os eleitores de nível superior, o candidato do PMDB foi ultrapassado por Frossard: 34% contra 28%.

O candidato também perdeu pontos na Região Metropolitana (menos capital), onde tinha 50% dos votos e agora aparece com 44%. Por outro lado, ele se fortaleceu no interior, onde tinha 43% e hoje tem 48%.

Frossard, por sua vez, continua consolidando seu crescimento na capital, onde cresceu cinco pontos em relação ao último levantamento.

Já Marcelo Crivella tem seu melhor desempenho entre os eleitores evangélicos, responsáveis por 31% de suas intenções de voto. As camadas de renda e instrução mais baixas da população também respondem pela maior parte de seus eleitores.

No caso de segundo turno, a disputa se manteve inalterada, já que as oscilações também estão dentro da margem de erro da pesquisa. Contra Crivella, Cabral venceria por 54% a 23%. Com Frossard, ele teria 53% e ela, 25%.

Os índices de rejeição dos três candidatos também praticamente não se alteraram. Crivella segue como o mais rejeitado - tinha 23% de rejeição e agora 24%. Cabral tinha 12% e agora aparece com 14%. Denise Frossard oscilou de 12% para 13%.

Número de indecisos ao Senado continua alto

O Ibope também estudou o cenário da disputa para o Senado, que segue polarizado por dois candidatos. Jandira Feghali (PCdoB) oscilou de 30% para 32% e Francisco Dornelles (PP) de 26% para 25%. Ronaldo Cezar Coelho (PSDB) oscilou de 6% para 7%. Alfredo Sirkis (PV) e Rosângela Gomes (PRB) continuam com 3% e 2% cada, respectivamente.

O número de indecisos continua alto, oscilando de 20% para 19%. Votos brancos e nulos eram 10% e agora somam 8%. Carlos César (PCO), Arlindo Silva (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU) e Doutora Edialeda (PDT) têm 1% cada. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto.

O Ibope também voltou a avaliar o governo Rosinha Garotinho (PMDB). Os que aprovam a sua administração somam 39%, sendo que 26% consideram sua atuação ótima ou boa; 33%, regular; e também 33%, ruim ou péssima.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 43 municípios do estado entre os dias 19 e 20 de setembro. O último levantamento do instituto foi entre os dias 10 e 12 do mesmo mês. A pesquisa foi registrada do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) com o número 68898/06. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.