Título: Cabral promete obras e ganha apoio
Autor: Fellipe Awi
Fonte: O Globo, 22/09/2006, O País, p. 19

Prefeito de Petrópolis, ex-aliado de Vladimir Palmeira, adere a candidato

A nove dias das eleições e com a possibilidade de segundo turno no Rio, o candidato do PMDB ao governo do estado, Sérgio Cabral, investiu na busca ao apoio de prefeitos, não medindo esforços na hora de prometer obras. Ontem à tarde, durante encontro em Petrópolis que formalizou a adesão à sua candidatura do prefeito Rubens Bomtempo (PSB), ex-aliado do petista Vladimir Palmeira, Cabral prometeu, caso seja eleito, realizar investimentos na área de infra-estrutura reivindicados por Bomtempo.

- Você vai ter do governo do estado o que nunca sonhou ter de parceria, de trabalho, de investimento e de presença - disse o candidato, sendo aplaudido por mais de 300 pessoas que lotaram o Clube Petropolitano.

Cabral afirmou que vai financiar as obras de ligação dos bairros de Bingen e Quitandinha - avaliada em R$5 milhões, segundo o prefeito - de alargamento da Rua Teresa, além de construir uma universidade pública na Região Serrana.

- Vamos fazer essa obra (ligação dos bairros), companheiro, como o alargamento da Rua Teresa no primeiro ano de governo, em 2007. Vamos inaugurar antes do fim do ano - afirmou o senador, também prometendo investimentos em habitação e saúde, todos solicitados, momentos antes, pelo prefeito.

Para explicar a origem dos recursos, que segundo o candidato será a redução dos gastos com custeio, até o ex-governador Brizola foi citado:

- O Estado gasta R$6 bilhões com custeio. Nós vamos dar uma limpeza. Como diria o velho Briza, com água, sabão e, se possível, soda cáustica. E aí vai sobrar recursos para ser seu parceiro - disse.

O candidato fez questão de agradecer o apoio recém-conquistado do prefeito, chamado de Rubinho, e afirmar que vai ganhar no primeiro turno:

- Eu estou a alguns dias da eleição. Um apoio como esse é fundamental. Gratidão não prescreve. Conta comigo, porque nós vamos ganhar essa eleição, que não está ganha, e vai ser no primeiro turno com vocês ao meu lado - disse, classificando de "bom sofrimento" o atual cenário, que o aponta com 50% dos votos válidos.

Quando explicou por que resolveu apoiá-lo, Bomtempo disse que a decisão foi tomada após telefonema do candidato. O prefeito afirmou que já passou pelo mesmo drama - tentar vencer no 1º turno e, como o "povo o apóia", aderiu à campanha. A promessa de obras não foi uma condição, mas "importante para demonstrar que existe um compromisso".

* do Extra