Título: MUSHARRAF: EUA AMEAÇARAM BOMBARDEAR O PAQUISTÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2006, O Mundo, p. 36

Bush diz que mandaria invadir o país se tivesse certeza da presença de Bin Laden em seu território

NOVA YORK. O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, revelou ontem em entrevista ao programa de TV "60 minutes", da rede CBS e que será transmitido no domingo nos EUA, que Washington ameaçou bombardear seu país e fazê-lo voltar "à Idade da Pedra" se não cooperasse com a guerra contra o terrorismo, depois dos ataques do 11 de Setembro.

- O meu diretor de inteligência me disse que o ex-secretário de Estado-adjunto dos EUA, Richard Armitage, havia dito: fiquem preparados para ser bombardeados. Fiquem preparados para voltarem à Idade da Pedra - disse Musharraf durante a entrevista.

O general disse ainda que, diante da ameaça, fez o que sua consciência de governante mandava.

- Temos de tomar atitudes a partir dos interesses da nação. E foi o que eu fiz. Não podia correr o risco de ver o Paquistão numa situação dessas - contou ele.

Segundo a CBS, o presidente paquistanês fez outras revelações polêmicas, mantidas em sigilo pela emissora até domingo.

A ameaça ao Paquistão descrita por Musharraf foi tacitamente renovada ontem pelo presidente dos EUA, George W. Bush, que declarou estar disposto a enviar tropas para o país, caso tenha certeza de que Bin Laden está foragido na região.

- Com certeza, vamos adotar as medidas necessárias para capturar Bin Laden, esteja ele onde estiver. Estamos preparados para enviar tropas, caso seu paradeiro seja confirmado. Mas, por enquanto, achamos que o Paquistão está fazendo a sua parte na luta contra o terrorismo - disse o presidente em uma entrevista à rede de TV CNN, após ser perguntado se estaria disposto a enviar tropas para o Paquistão se o líder da al-Qaeda estiver no país.