Título: PSDB PEDE INQUÉRITO NA JUSTIÇA EM 24 HORAS
Autor: Bernardo de la Peña/Alan Gripp/Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 23/09/2006, O País, p. 8

Tucano reclama de interferência no caso

SÃO PAULO, RIO e BRASÍLIA. A campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) enviou ofício ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo pressa para que a PF envie à Justiça o inquérito sobre o dossiê contra os tucanos. O advogado da campanha, José Eduardo Alckmin, solicitou que, em vez do prazo de dez dias, a PF mande a cópia do inquérito em 24h.

- Pedimos ao corregedor agilidade, já que parece estar havendo uma interferência, com a troca do delegado em São Paulo.

O delegado Edmilson Pereira Bruno, de 43 anos, teria sido afastado da apuração do dossiê dos Vedoin contra os tucanos, embora tenha prendido Valdebran Padilha e Gedimar Passos. O delegado disse que estava de plantão, mas que, na segunda-feira, estava em folga. No entanto, foi visto por jornalistas ao lado de agentes e funcionários da PF.

- Não fui afastado. Trabalhei no caso porque estava de plantão. Depois fiquei de folga - disse Bruno, em entrevista coletiva.

Mas fontes da PF dizem que o delegado foi retirado. Gedimar Pereira Passos, preso por Bruno, era um agente federal, mas o delegado nega que isso tenha relação com sua saída:

- Nem conhecia Gedimar, mas sei por colegas que ele foi um policial exemplar.

Bruno não soube dizer se sua saída do caso é um procedimento padrão da PF. Também não soube informar por que o dinheiro apreendido não foi mostrado à imprensa até agora.

- Não sei se é normal ou anormal. Segui a determinação dos meus superiores - respondeu o delegado, quando foi questionado sobre sua saída da apuração.

O delegado disse que foi autorizado por "superiores" a falar com a imprensa.

No Rio, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, negou que Bruno tenha sido afastado. Segundo o ministro, o delegado era o plantonista e, por isso, não poderia comandar as investigações, centralizadas em Cuiabá.

- O delegado que prendeu as pessoas era o plantonista. Por isso não ficou vinculado ao inquérito.